A prefeita de Sumaré, Cristina Carrara, foi eleita ontem (04) vice-presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas. A presidência ficou com o prefeito de Vinhedo, Milton Serafim. A eleição reuniu os 19 prefeitos da RMC e aconteceu no Salão Azul da Prefeitura de Campinas.
O prefeito de Nova Odessa, Benjamim Vieira de Souza, o Bill, o prefeito de Holambra, Fernando Fiori de Godoy e de Monte Mor, Thiago Giati Assis, foram eleitos os novos membros do Fundocamp (Fundo de Desenvolvimento Metropolitano de Campinas).
O secretário de Desenvolvimento Metropolitano, Edmur Mesquita, representante do governador Geraldo Alckmin, elogiou o trabalho da prefeita Cristina Carrara no período em que ela foi diretora-executiva da Agemcamp em 2011. “Foi criado um modelo de gestão que serve de exemplo para outras agências no Brasil”, comentou.
Na opinião da prefeita, é preciso dar continuidade ao trabalho iniciado pelo ex-presidente do CD-RMC. “Precisamos dar andamento ao trabalho iniciado pelo ex-presidente (Hamilton Bernardes) para consolidarmos projetos importantes como os da área da saúde. Considero fundamental também a articulação dos prefeitos para viabilizarmos novos projetos de interesse da RMC”, disse a nova vice-presidente.
Cristina citou ainda que a nova gestão vai articular o apoio dos Governos Estadual e Federal na busca de recursos para áreas de saúde, segurança e infra-estrutura. “Os municípios não têm condições de tratar estes temas de maneira isolada”.
O Conselho tem caráter deliberativo e normativo. Ele é composto por um representante de cada município que integra a RMC e por representantes do Estado. O órgão atua em áreas como planejamento e uso de solo; transporte e sistema viário regional; habitação; saneamento básico; meio ambiente; desenvolvimento econômico e atendimento social.