
O senador Alvaro Dias manifestou em Plenário seu apoio à iniciativa da senadora Ana Amélia, que apresentou requerimento à Comissão de Assuntos Econômicos convidando a presidente da Petrobras, Graça Foster, para participar de audiência pública no Senado. O convite, que deverá ser votado na CAE ainda este mês, é para que a presidente da estatal detalhe aos membros do colegiado a atual política de preços e de investimentos e os resultados ruins da companhia. Em aparte à senadora Ana Amélia, Alvaro Dias salientou que a estatal brasileira teve em 2012 o seu pior resultado desde 1999, e lembrou as denúncias que apresentou contra a companhia nos últimos anos.
“Há anos, nesta Casa, nós denunciamos desvios e irregularidades inúmeras praticadas numa gestão claudicante e temerária que teve a Petrobras durante anos, até a posse da atual presidente. Eu não tenho nenhuma dúvida em afirmar que a Petrobras é uma caixa-preta que precisa ser aberta. Nós tentamos uma CPI. Encaminhamos ao Procurador-Geral da República nada mais nada menos do que dezesseis representações denunciando as principais irregularidades. Portanto, é mais do que oportuno o convite que é feito à presidente da Petrobras”, disse Alvaro Dias.
Ainda no Plenário, o senador Alvaro Dias salientou que um dos principais problemas enfrentados pela Petrobras nos últimos anos tem sido o superfaturamento em obras de refinarias. O senador tucano deu como exemplo as obras da refinaria de Abreu e Lima, em Pernambuco, e Getúlio Vargas, no Paraná.
“Superfaturamento na Petrobras é norma. Apenas como referência do superfaturamento monumental que foi praticado na gestão anterior da Petrobras, temos a Abreu e Lima. À época, com base nos valores da época, o superfaturamento chegava a US$ 2 bilhões.Também o mesmo foi verificado na ampliação da usina em Araucária, no Paraná – refinaria Getúlio Vargas: US$ 800 milhões de superfaturamento. Inclusive há um inquérito na Polícia Federal, e o próprio Tribunal de Contas denunciou esse superfaturamento. Portanto, hoje nós estamos verificando as consequências: a Petrobras com um lucro reduzido expressivamente, as ações que sofrem uma queda no seu valor. Ou seja, a empresa sofre as consequências de anos de má gestão”, afirmou o senador Alvaro Dias.