Dando continuidade ao ciclo de palestras do Congresso Estadual do PSDB-SP, instalado em 2 de janeiro e com duração até 7 de abril, o presidente nacional do Núcleo Sindical do PSDB, deputado estadual Ramalho da Construção, falou sobre ‘Sindicalismo e Partido’ na noite desta quarta-feira, 20 de fevereiro.
Na abertura do encontro, o presidente do diretório estadual do PSDB-SP, deputado Pedro Tobias, disse que “a aproximação com o setor sindical foi uma grande conquista para nosso partido”. “Meu amigo é o partido como um todo, temos que ter e trabalhar interesses coletivos. Não há social democracia sem espaço para o sindicalismo”, completou Tobias. O Secretario Geral do PSDB-SP, Cesar Gontijo, agradeceu o empenho de todos os envolvidos no Congresso Estadual.
“A letra ‘s’ do PSDB é de sindicato, de social, de sensibilidade. É este ‘s’ que nós devemos trabalhar no PSDB. Mas isso ninguém vai nos dar só porque queremos, temos de trabalhar”, destacou Ramalho. “Nós temos que nos organizar sobre como trabalharemos em 2013, também pensando em 2014, para garantir a reeleição do nosso governador Geraldo Alckmin”, continuou.
Sobre o governo federal, Ramalho disse que “o PT é o partido da enganação e poucos sindicalistas têm pensando nisso”. “O trabalhador de verdade não quer esmolas, quer é emprego decente. O Lula calou a boca do sindicalista com grana e aquele sindicalista combatente que era da CUT (Central Única dos Trabalhadores). Hoje a CUT não reclama e quando o faz, reclama baixinho para ninguém ouvir. Sobra para o PSDB dar espaço para o movimento sindical e os movimentos sociais se organizarem para desconstruir as mentiras do PT”, disse.
“Ramalho, o casamento do PSDB com o núcleo sindical tem que ser permanente eu quero que vocês tenham cada vez mais espaço dentro do partido”, disse Pedro Tobias após exposição do presidente do Núcleo Sindical do PSDB.
“O dinamismo, a garra, determinação, forma de dizer sim ou não do Pedro Tobias é o que me motiva para estar aqui. Também peço sempre a Deus que o Ramalho sempre tenha saúde para termos essa representação digna dos trabalhadores na Assembleia Legislativa”, disse Neuza Barbosa de Lima, presidente do Núcleo Sindical Estadual do PSDB-SP.
Ao término do encontro, os presentes tiveram a oportunidade de fazer perguntas para Ramalho.
O Congresso
Os objetivos do Congresso Estadual do PSDB-SP são debater o programa do partido, as normas estatutárias e destacar o código de ética. Até o dia 28 de fevereiro, os filiados paulistas do PSDB poderão enviar propostas. Durante o mês de março terá início a sistematização e conciliação das ideias que serão apresentadas em Plenária nos dias 05, 06 e 07 de abril. As propostas aprovadas serão encaminhadas ao Diretório Nacional.
Para enviar propostas e obter mais informações acesse www.congresso.psdb-sp.org.br.