A força dos municípios na vida partidária foi o destaque de encontro realizado no último sábado, 23, pelas coordenadorias regionais do PSDB de Bauru, Lins, Jaú e Marília na Câmara Municipal de Lins.
O evento contou com a presença do presidente do diretório estadual do PSDB-SP, deputado Pedro Tobias, do presidente do ITV-SP – órgão de formação política do partido – deputado Mendes Thame, e do prefeito de Lins, Edgar Souza.
O encontro reuniu mais de 200 militantes que ouviram, entre outros oradores, o cientista político Humberto Dantas, falar sobre o importantes são os municípios para a sobrevivência dos partidos políticos, para a formulação de políticas públicas e definição de planos de governo.
Para Pedro Tobias, as transformações desejadas no partido têm de começar a partir da mudança de atitude de cada um, começando dentro de casa, influenciando em seu bairro e, por fim, na cidade onde mora. Na opinião dele, todo descontentamento precisa ser acompanhado de alguma ação prática que gere mudança. “Só vamos mudar o país quando as coisas começarem a mudar nas cidades, que é onde o cidadão vive”, disse Pedro Tobias.
E mudança foi um dos temas mais debatidos no encontro. Falou-se do Congresso Estadual do partido, que está em andamento e tem como propósito modificar alguns itens do estatuto e aprimorar o conteúdo programático. Entre as sugestões de mudanças estão o estabelecimento de prévias sempre que houver mais de um pré-candidato concorrendo à indicação do partido para a eleição, seja ela em nível municipal, estadual ou federal.
Para Mendes Thame, o Congresso Estadual do PSDB é uma oportunidade que se criou para que os militantes digam o que acreditam ser melhor para o partido e para o país. “Esse congresso tem uma grande importância, porque não deixa o PSDB viver só do passado, mas que o coloca diante de questões do presente e do futuro”, afirmou.
Thame ressaltou também a importância de uma mobilização de todos os filiados em trazer para o partido pessoas significativas. Ele citou como exemplo as que trabalham com filantropia. “São pessoas que trabalham de graça para ajudar seus semelhantes. São pessoas que seu pagamento não é o dinheiro, mas a alegria que eles sentem ao fazer o bem. Essas pessoas são incorruptíveis, são pessoas que nunca vão nos decepcionar. Não podemos deixar que essas pessoas especiais se filiem a outros partidos”, disse.
Além dos deputados Pedro Tobias e Mendes Thame e do prefeito de Lins, Edgar de
Souza, estiveram presentes ao encontro de ontem vários prefeitos da região, ex-prefeitos, vereadores, militantes tucanos e os coordenadores regionais do PSDB Élio Busch (Bauru), Antonio Serra (Jaú), Antonio Pinotti (Lins) e Antonio Francelino, mais conhecido como Peco (Marília).