Nesta quarta-feira, 6 de março, completa 12 anos que o PSDB perdeu um de seus maiores líderes: o governador Mário Covas. A família Covas e a Fundação Mario Covas realizam no próximo sábado, 9 de março, uma missa em homenagem ao governador Covas por conta do 12º aniversário de seu falecimento.
Ontem, 5, foi celebrada uma missa em Santos; a do dia 9, em São Paulo, acontecerá no Mosteiro de São Bento, às 10 horas.
Mario Covas
Mario Covas nasceu em Santos, em 21 de Abril de 1930 , filho de Mario Covas e Arminda Carneiro Covas. Casado com Florinda Gomes Covas teve dois filhos, Renata e Mario, e quatro netos: Bruno, Gustavo, Mario e Sílvia.
Engenheiro civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Covas foi um dos fundadores do PSDB, em junho de 1988. Alguns meses após o nascimento do partido, Mario Covas foi seu presidente nacional. Em 1989 foi candidato da legenda a presidente da República. Em 1990 foi candidato a governador e ficou em terceiro lugar. Quando estava para encerrar seu mandato de senador, Mario Covas foi eleito governador do Estado de São Paulo em 1994 com 8,6 milhões de votos e reeleito em 1998 com 9,8 milhões.
“(…) E para que me credencie a defender a minha verdade, começo por manifestar a humildade de saber que existem outras verdades e que elas são tão sustentáveis quanto às minhas e que a única razão pela qual um homem, um democrata, passa a ter o direito de defender a sua verdade é exatamente o respeito que ele manifesta pela alheia”
“Fazer política é uma coisa muito simples, apesar de muitos pensarem o contrário. Para mim, política é cultivar os valores da verdade, da liberdade, da honestidade e do caráter”