Início Eleições 2012 Governo SP anuncia Protocolo sobre autismo

Governo SP anuncia Protocolo sobre autismo

No Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado nessa terça, 2, o Governo do Estado de São Paulo anuncia o “Protocolo do Estado de São Paulo de Diagnóstico, Tratamento e Encaminhamento de Pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA)”.

O documento considera que a gravidade do autismo varia entre pessoas que apresentam quadro leve, com total independência e discretas dificuldades de adaptação e comunicação, até aqueles que são dependentes para as atividades diárias.

De acordo com o protocolo, algumas características que podem diagnosticar a pessoa com autismo são prejuízo qualitativo na interação social e na comunicação e padrões restritos e repetitivos de comportamento, além de dificuldade em sentir empatia em relação aos demais e crises de agitação.

O diagnóstico de autismo já é possível antes dos três anos de idade e deve ser feito de acordo com os critérios da Organização Mundial da Saúde. Recomenda-se que os pais com suspeitas levem a criança ao pediatra ou, se necessário, ao neuropediatra ou psiquiatra infantil.

O protocolo aponta entre as abordagens terapêuticas o projeto terapêutico singular; terapia fonoaudiológica; terapia ocupacional e tratamento medicamentoso no TEA. As reavaliações das pessoas autistas devem ser feitas a cada seis meses, com o intuito de observar os ganhos obtidos com o tratamento específico, pontos de estagnação e quais as novas necessidades de cada atendido.

Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Para simbolizar a pessoa com autismo e a inclusão dessas pessoas na sociedade, a sede da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência ilumina-se com o tom azul durante toda esta terça-feira.

Ainda nessa terça-feira, diversos locais ganham iluminação na cor azul, como os arcos do Anhangabaú, a Ponte Estaiada e o Monumento às Bandeiras.

Do Portal do Governo do Estado

Artigo anteriorMendes Thame defende investigação de denúncias de Marcos Valério
Próximo artigoPSDB defende regulamentação imediata da “PEC das Domésticas” em comissão mista criada para regulamentar dispositivos da Constituição