Início Destaque Lateral Home Alckmin: dinheiro mais bem aplicado é o gasto com municípios

Alckmin: dinheiro mais bem aplicado é o gasto com municípios

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB) disse que a parceria com as prefeituras municipais é uma das principais prioridades de sua gestão. “O dinheiro mais bem aplicado pelo governo estadual é aquele gasto com os municípios”, afirmou, durante participação no Congresso Estadual de Municípios, nesta quinta-feira (4), em Santos (SP). O evento teve a presença do senador Aécio Neves (PSDB-MG), acompanhado dos deputados federais Duarte Nogueira (SP), Vanderlei Macris (SP) e Bruno Araújo (PE); lideranças tucanas, como o prefeito de Santos, Paulo Barbosa e o presidente do PSDB-SP, deputado estadual Pedro Tobias, e o presidente da Associação Paulista de Municípios, Celso Giglio.

Para Alckmin, o poder público descentralizado presta serviços mais eficazes à população. “Um governo perto do povo enxerga melhor os problemas das pessoas. É fiscalizado 24 horas pelos moradores, que sabem quem é o prefeito, conhecem os agentes do poder, e cobram permanentemente”, ressaltou.

O governador endossou as críticas feitas pelo senador Aécio, que contestou a centralização excessiva de recursos pelo governo federal. Alckmin lembrou que todos os estados e municípios do Brasil são obrigados a destinar 1% do seu orçamento para o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), capital que, nos dias atuais, é destinado a outras instâncias governamentais, como o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

“Por conta disso, temos cidades de todos os portes financiando o governo federal. Algo que não faz sentido, já que todos sabemos que a União é o ente mais rico da Federação”, observou.

O tucano enumerou ações empreendidas em conjunto entre o governo estadual e as prefeituras paulistas. Como o projeto Creche Escola, presente em 645 municípios – em que a única responsabilidade da administração local é definir um terreno para a construção do estabelecimento. Todos os encargos restantes ficam por conta do governo estadual. “É a primeira vez que o governo do estado investe na educação de crianças de zero a cinco anos”, concluiu.

Artigo anteriorAlckmin autoriza antecipação de adicional aos salários dos policiais
Próximo artigoProjeto de Sampaio cria microempregador doméstico