Nesta minha primeira experiência como chefe do Executivo Municipal, eleito pelo voto popular direto, foi possível perceber que Itanhaém possui inúmeras qualidades, que a tornam realmente a bola da vez na Região Metropolitana da Baixada Santista. Uma constatação de um fato que já tinha tido mesmo antes de assumir o cargo. E que acabou se confirmando, ampliando ainda mais os horizontes para planejar o futuro de nossa população.
Em um primeiro momento priorizamos o setor da Saúde, reforçando a rede básica para permitir o acesso da população às consultas não emergenciais. Para isso contratamos 67 médicos, por meio de um processo seletivo. Tal medida desafogará o atendimento emergencial até o final do ano.
Começamos também o programa Bairro a Bairro, que visa levar melhorias e manutenção em todos os bairros da Cidade. Começamos pelas regiões do Suarão e Belas Artes, com serviços de roçada de mato, coleta de entulho nas residências e estabelecimentos comerciais, pintura de sinalização viária, entre outros serviços. Mobilizamos todas as secretarias nessas operações, que visam atender um compromisso assumido durante a campanha eleitoral.
Outro ponto importante diz respeito as obras públicas. Iniciamos os trabalhos de pavimentação da região do Sion, que promoverá melhorias na infraestrutura das vias e a consequente valorização dos imóveis localizados nesses pontos. E estamos entregando uma praça nova na região do Sion (Praça Adão Pereira, na Avenida Cabuçu), além de um outro espaço totalmente revitalizado e com novos equipamentos e mobiliário urbano no Suarão (Praça Nossa Senhora do Sion).
Fiz uma série de visitas aos parlamentares da Assembleia Legislativa, com o intuito de garantir emendas ao orçamento do Estado direcionadas para Itanhaém. Na esfera federal, tivemos a confirmação da vinda de R$ 23 milhões da segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento, o PAC II, que serão utilizados para beneficia vias de 39 bairros da Cidade que não contam com infraestrutura de pavimentação e calçamento.
Um convênio firmado com a Sabesp vai permitir que cinco mil moradias tenham efetuados gratuitamente os serviços de ligações de seus imóveis com a rede coletora da Sabesp, a custo zero. Isso significa uma melhor qualidade de vida para a população de baixa renda, que não dispõe de recursos para realizar a ligação com a rede de saneamento básico.
Na área do Desenvolvimento Econômico, Itanhaém mostra que são muitas as possibilidades para investimento em nossa Cidade. O Aeroporto Estadual segue em uma curva ascendente no número de pousos e decolagens, fato motivado principalmente pelo uso da Petrobras do local como base de operações aéreas para as suas plataformas localizadas em alto mar. E não por acaso, o Município liderou o ranking de empregos em janeiro deste ano na Baixada Santsta, em um levantamento feito pelo Ministério do Trabalho.
Na área do planejamento estamos em pleno andamento na revisão do Plano Diretor do Município, com representantes dos setores civil e público opinando e definindo de forma democrática as diretrizes que serão tomadas pelo Município nos próximos anos.
É fato que minha história de vida está ligada diretamente com Itanhaém. Nasci em Santos, é bem verdade. Mas me criei aqui, nesta Cidade, cursando o Ensino Médio. Comecei a trabalhar na área de Direito e exerci com muito orgulho o cargo de secretário municipal de Negócios Jurídicos na Prefeitura. Mais tarde, fui eleito vereador pela Câmara, a qual presidi no último biênio, quando disputei a primeira eleição municipal para Prefeito.
Toda essa trajetória de vida relacionada com Itanhaém me enche de orgulho. Mas também tenho consciência da responsabilidade para com a população, que espera desse Governo diversas melhorias e demandas de serviços públicos. E quando estamos completando 481 anos de fundação, Itanhaém caminha a passos largos para alcançar o posto que é seu, de direito. Uma Cidade que vivencia uma nova perspectiva de crescimento, proporcionada pelas suas belezas naturais e sua história, que faz parte da história de nosso País.
Marco Aurélio Gomes dos Santos é advogado e prefeito de Itanhaém