Início Destaque Lateral Home Estado lança plano para despoluir rios da Região Metropolitana

Estado lança plano para despoluir rios da Região Metropolitana

Governador Geraldo Alckmin lançou nesta segunda-feira, 15, um plano de despoluição para os rios da Região Metropolitana de São Paulo

O governador Geraldo Alckmin lançou nesta segunda-feira, 15, um plano de despoluição para os rios da Região Metropolitana de São Paulo. “Assinamos uma parceria com o MBC (Movimento Brasil Competitivo) com acompanhamento, com metas, com datas, com transparência, com cobranças no sentido de resultados”, disse.

Durante o evento, o governador relembrou as ações já feitas para que os rios sejam despoluídos, como o aprofundamento da calha do Tietê, a construção de piscinões, a criação do Parque Várzeas do Tietê – com áreas verdes, campos de futebol e ciclovia -, a construção de eclusas e o tratamento do esgoto e do lixo.

O plano pretende promover a recuperação ambiental e visual do Sistema Tietê-Pinheiros por meio dos programas e ações já existentes, integrando os rios à vida da cidade. “[Fazer] parceria fundamental para ter a eficácia do setor privado, a eficiência, bons parceiros e metas a cumprir. Temos tecnologia, e precisamos avançar na gestão para poder mais rapidamente recuperar o rio Tietê”, afirmou o governador.

“O Estado de São Paulo, em seis anos, pode ser o primeiro Estado brasileiro a universalizar o saneamento básico”, disse Alckmin, que também destacou que até 2014, os municípios do interior terão 100% de água tratada, 100% de esgoto coletado e 100% de esgoto tratado. Para o litoral, a previsão é que a meta seja atingida em 2016. Na Região Metropolitana de São Paulo, 2019.

Do Portal do Governo do Estado

Artigo anteriorIrregularidades constantes em obras do governo prejudicam população, avaliam tucanos
Próximo artigoProjeto que altera o ECA será protocolado nesta terça pelo líder do PSDB