Edson Arantes *
O vermelho não tem mais a força de antes. A onda verde está apenas se formando. Em Franca, as cores que continuam dando as cartas na política são o azul e o amarelo do PSDB. Após ser administrada pelo PT por oito anos -97/2004 – a cidade se consolidou, nas eleições de domingo, como o principal reduto tucano nos grandes centros do Estado. Entre os municípios com mais de 200 mil eleitores, foi em Franca que José Serra, Geraldo Alckmin e Aloysio Nunes foram mais votados em termos percentuais.
Em nível nacional, o candidato a presidente pelo PSDB recebeu 33% dos votos válidos. Em Franca, ele foi o vencedor ao levar 49,7%. Melhor colocada no primeiro turno com 46,8%, a petista Dilma Rousseff foi votada por 33% do eleitorado francano. Geraldo Alckmin acabou com a disputa pelo governo ao arrebanhar 50,6% dos votos no Estado. Em Franca, ele levou 60,7%. Aloysio Nu nes foi eleito senador ao receber 30,4% dos votos válidos. Se fossem considerados apenas os votos de Franca, o índice seria de 37,21%.
Responsável pela divulgação das campanhas de Serra, Alckmin e Aloysio em Franca, o prefeito Sidnei Rocha (PSDB) ontem foi cumprimentado pelo secretário-geral do partido, César Gontijo, pelo desempenho obtido pelos tucanos nas urnas francanas. O resultado da eleição foi muito gratificante. Ficamos muito satisfeitos com as respostas dadas pelo eleitorado aos nossos candidatos, disse Sidnei.
O prefeito avalia que a aceitação do PSDB em Franca é resultado de um trabalho conjunto que desenvolve com os vereadores e deputados da cidade e também um reconhecimento dos investimentos do Estado na região.
Reeleito para o sexto mandato como deputado estadual pelo PSDB ao receber 95 mil votos, sendo 51 mil em Franca, Roberto Engler lembra que em 2002, quando a cidade ainda era administrada pelo PT, JosÍ Serra obteve em Franca a segunda maior vitória do Estado na disputa com Lula pela presidência. Agora que temos o prefeito Sidnei Rocha fazendo um brilhante trabalho e, com enorme aprovação popular, não seria diferente. Esperamos e vamos trabalhar ainda mais para que esse patamar de apoio ao PSDB se mantenha ou até se expanda no segundo turno com a eleição de Serra.
Fonte: Jornal Comércio da Franca