_x000D_ _x000D__x000D_ É comum se atribuir as primeiras favelas cariocas a soldados que, retornados da _x000D__x000D_ Guerra de Canudos na Bahia, se estabeleceram em morros cariocas em pequenos _x000D__x000D_ barracos que foram se tornando aglomerados em vilas._x000D__x000D_ _x000D__x000D_ A favela era o local da pobreza e da exclusão, mas não necessariamente da _x000D__x000D_ violência. Hoje, muitas favelas (ou comunidades) são palco não só da ausência do _x000D__x000D_ estado na realização da justiça, mas infelizmente cenário da violência organizada, _x000D__x000D_ seja pelo tráfico de drogas, seja pelo justicialismo. E pior, a violência _x000D__x000D_ ideológica, de querer tratar esses espaços urbanos como um território diferente, _x000D__x000D_ esses cidadãos como sub-cidadaos, como pertencentes a uma sub-classe (para lembrar _x000D__x000D_ o odioso termo sub-raça cunhado por Euclides da Cunha)._x000D__x000D__x000D_ _x000D_ Nossa alvanca do desenvolvimento político é hoje superar este dualismo, é _x000D__x000D_ reintroduzir a lei de todos e para todos nesses espaços carentes de lei e de _x000D__x000D_ justiça. Está na hora de o Brasil revisitar seu passado e refazer sua aliança com _x000D__x000D_ seu povo, sobretudo o mais esquecido. Entre cotejar o povo com um padrão importado _x000D__x000D_ e valorizar o que é nosso, precisamos optar por nosso próprio valor, recriar nossa _x000D__x000D_ cultura em torno de uma ética e uma vocação naturalmente nacional. _x000D__x000D_ _x000D__x000D_ Quem gostaria de ter a opção de viver desempregado no campo, sem recursos, ou _x000D__x000D_ ganhar a vida no espaço da exclusão urbana” Quem gostaria de optar entre ver os _x000D__x000D_ filhos passar fome ou vê-los tendo contato com armas e drogas no cotidiano” Quem _x000D__x000D_ gostaria de saber que não tem livre acesso a segurança do estado, porque tem como _x000D__x000D_ instancia primeira um grupo ilegalmente armado” _x000D__x000D_ _x000D__x000D_ A favela não é um espaço só dos negros, também não é um espaço só dos que _x000D__x000D_ ingressam no crime. Nem sempre é um espaço da violência. Mas corriqueiramente é o _x000D__x000D_ espaço da omissão do Estado e da autoorganização social. É preciso que haja sim _x000D__x000D_ justiça para com contingentes herdeiros de escravos, muitos dos quais lutaram na _x000D__x000D_ guerra do Paraguai ou na Guerra de Canudos. Isso do ponto de vista histórico. Do _x000D__x000D_ ponto de vista mais moderno, é preciso achar um encaminhamento para o clássico _x000D__x000D_ êxodo rural entre regiões e entre o campo e a cidade, organizando e reorganizado o _x000D__x000D_ planejamento urbano em novos eixos. _x000D__x000D_ _x000D__x000D_ É preciso também se fazer justiça para com nossa herança africana. O sonho de _x000D__x000D_ liberdade de Palmares é um sonho para todos, independente de cor, mas como todos _x000D__x000D_ nós brasileiros também ganhamos resgatando e valorizando tudo que a África trouxe _x000D__x000D_ ao Brasil, um coração que bate com nossa musicalidade, nossa cordialidade, nosso _x000D__x000D_ calor na acolhida, nosso espírito de serviço, força e perdão, nosso amor a terra, _x000D__x000D_ nossa franqueza no trato, nossa espiritualidade, nossa solidariedade, nossa _x000D__x000D_ esperança e, em suma, nosso sonho conjunto de liberdade. _x000D__x000D_ _x000D__x000D_ Obrigada Favela, por seu povo lutador. Obrigada África e obrigada negros e negras _x000D__x000D_ brasileiros, por terem lutado, terem chegado até aqui. Seu destino é o destino do _x000D__x000D_ Brasil. VOZES DA ÁFRICA, VOO ALTO BRASIL!!!_x000D__x000D_>