Início Bancada Líder tucano na Câmara elogia liminar que barra tramitação de proposta contra...

Líder tucano na Câmara elogia liminar que barra tramitação de proposta contra novos partidos

Para o líder tucano na Câmara, Carlos Sampaio (SP), foi acertada a decisão de Gilmar Mendes, ministro do Supremo Tribunal Federal, de suspender a tramitação do projeto que restringe a criação de partidos. Na avaliação do tucano, a proposta fere a Constituição, que estabelece no artigo 17 a liberdade para “criação, fusão, incorporação e extinção de partidos políticos, resguardados a soberania nacional, o regime democrático, o pluripartidarismo e os direitos fundamentais da pessoa humana”. Apesar de não prever expressamente a criação de legendas, na prática a proposta sufoca eventuais novas agremiações ao não dar acesso a recursos do fundo partidário e ao tempo de TV.

A liminar foi divulgada na noite de quarta-feira (24), no momento em que o Plenário do Senado analisava um requerimento para votação do projeto em regime de urgência, ou seja, diretamente pelo próprio Plenário, sem debates e votações na CCJ. Por falta de quórum, o requerimento acabou prejudicado.

Além da decisão do STF, a proposta foi muito criticada por senadores, inclusive da base aliada ao Planalto, diretamente interessado na aprovação da matéria de olho nas eleições de 2014. O governo Dilma e o PT querem sufocar candidaturas presidenciais que podem surgir para confrontar a atual presidente, como o da ex-senadora Marina Silva.

A tramitação da proposta somente seguirá após a apreciação, pelo plenário do STF, do mandado de segurança impetrado pelo senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF).

Do Portal do PSDB na Câmara

Artigo anteriorAlckmin lança edição 2013 do Intercâmbio Cultural do Centro Paula Souza
Próximo artigoAprovado requerimento de Alvaro Dias para ouvir embaixador da Bolívia sobre brasileiros presos