Início Artigos A situação econômica está se deteriorando

A situação econômica está se deteriorando

No primeiro trimestre desse ano o Brasil teve um deficit nas suas contas externas de 25 bilhões de dólares. Significa que entre o dinheiro em moeda estrangeira que saiu do país – produto das importações que pagamos, dos gastos dos turistas brasileiros no exterior e da remessa de lucros e dividendos das empresas estrangeiras aqui sediadas – e o dinheiro que entrou – produto das exportações, dos gastos dos turistas estrangeiros no país e dos investimentos e empréstimos externos – a diferença foi de 25 bilhões de dólares. Esse foi o deficit. Isso o que desembolsamos.

Estamos importando muito mais e exportando muito menos, mesmo com a nossa super safra e a venda dos nossos minérios. E, apesar da entrada de investimentos estrangeiros, a conta não fechou e o deficit foi essa enormidade, além de estar aumentando a cada período.

O governo tem alardeado que temos uma grande reserva em moeda estrangeira, o que nos garante a cobertura desse deficit. É verdade. A posição das reservas em 24 de abril, isto é, ontem, era de US$ 376.908 milhões, segundo o BC. Quase 380 bilhões de dólares sobre os quais recebemos juros irrisórios. Não se entusiasmem pois, para termos essas reservas aumentamos a dívida pública interna para perto de 2 trilhões de reais ou 1 trilhão de dólares, 5 vezes mais que as reservas externas, e sobre ela o governo paga juros elevados. Porém, se o brutal deficit do primeiro trimestre, 25 bilhões, se repetisse nos próximos trimestres de 2013 chegaríamos, no final do ano, ao deficit de 100 bilhões de dólares. Em um ano as reservas brasileiras seriam “comidas” em quase um terço. Imaginem se isso continuasse pelos dois ou três anos seguintes. Nosso crédito iria pra cucuia e teríamos uma baita crise cambial.

Claro, é razoável se imaginar que, tomando as medidas necessárias, não teremos nesse ano um deficit tão elevado, nem assim seria nos anos seguintes. Mas que um sinal amarelo está aceso… isso está. O fato é que a situação econômica está se deteriorando rapidamente. Não é bom brincar com fogo.

Artigo anteriorAécio vê face autoritária do PT na proposta que restringe poder do STF
Próximo artigoMara Gabrilli defende mais acessibilidade na realização do Enem