Neste domingo, 5 de maio, os tucanos do estado de São Paulo elegeram os dirigentes partidários que os representarão pelos próximos dois anos. O deputado federal Duarte Nogueira foi eleito presidente do diretório estadual do PSDB-SP, o deputado estadual Cauê Macris foi eleito 1º vice-presidente e o Secretário Estadual de Meio Ambiente, Bruno Covas, é o novo Secretário-Geral.
Diversos militantes e lideranças tucanas lotaram a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo durante todo o dia. O presidente Duarte Nogueira falou sobre as ações que marcarão seu mandato. “Nosso trabalho será baseado em cinco vertentes: comunicação, transparência, gestão participativa, formação e suporte, difusão das ações do partido e nosso governo do Estado”, disse.
“Registro meus agradecimentos sinceros ao Pedro Tobias. Tenho certeza de que todos nós seremos sempre gratos pelo que você e sua equipe fizeram na gestão”, ressaltou. “Nossa tarefa é seguir adiante. Daremos continuidade aos projetos iniciados nestes últimos dois anos. O PSDB de São Paulo é uma referência para o país. O Governo de São Paulo é uma vitrine de eficiência. É preciso dialogar, falar franco e, sobretudo, ouvir. Não no sentido passivo, mas no sentido de agir”, disse Nogueira.
O deputado Pedro Tobias, presidente do PSDB-SP pelos últimos dois anos, reafirmou em seu discurso a importância da militância. “A minha maior felicidade é a militância. O partido é vocês. Na minha gestão, abrimos o partido para todos”, afirmou. “Espaço não é dado, é conquistado; conquiste o de vocês cada vez mais”, disse Tobias. Cesar Gontijo, que cumpriu dois mandatos como Secretário-Geral, afirmou que “passamos o bastão com uma militância aguerrida”. “Nogueira, tenho certeza de que você fará um ótimo trabalho à frente do partido”.
Lideranças
O governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin; o ex-governador José Serra, e o senador Aloysio Nunes foram algumas das lideranças que discursaram durante a Convenção Estadual do PSDB-SP.
“É com grande alegria que participo desta Convenção”, disse Alckmin. “Aqueles que pregarem desunião vão errar redondamente. Nós estamos no PSDB não por nossos interesses pessoais, mas porque acreditamos no nosso programa para trabalhar para o povo brasileiro. Somos fiéis ao povo brasileiro e aos princípios do PSDB para trabalhar em beneficio da população”, continuou.
“Transmito ao Duarte Nogueira meus votos de que tenha uma administração que agregue ao nosso partido”, disse José Serra. O ex-governador, em seu discurso, fez, ainda, uma análise do cenário político nacional e duras críticas ao governo federal. “O governo federal arrecada no Estado de São Paulo R$ 280 bilhões por ano, e disso não volta a quinta parte. 42% da receita arrecada no país, vem de SP”, disse.
O presidente
Duarte Nogueira, 48 anos, é filho de Nair e Antônio Duarte Nogueira, prefeito por duas vezes de Ribeirão Preto. É engenheiro agrônomo e tem três filhos. Ingressou na política ainda jovem, seguindo os passos do pai.
Atualmente no segundo mandato como deputado federal, Nogueira está na lista dos dez parlamentares, entre os 513 deputados federais e 81 senadores, mais influentes do país, segundo levantamento do Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar).
Por três mandatos consecutivos representou Ribeirão e região como deputado estadual. Sua atuação lhe rendeu convites dos governadores Mário Covas e Geraldo Alckmin para ocupar o cargo de secretário de Habitação e, posteriormente, Agricultura e Abastecimento.
Confira os membros da Comissão Executiva Estadual:
Presidente: Duarte Nogueira
1º vice-presidente: Cauê Macris
Secretário-Geral: Bruno Covas
Tesoureiro: Felipe Sigollo
2º vice-presidente: Antonio de Sousa Ramalho
3º vice-presidente: João Cury
1º Secretário: João Guariba
Tesoureiro Adjunto: Marcos Monteiro
Vogais e suplentes:
Dilador Borges
Eduardo Cury
Marco de Campos
Kowa Iha
Vaz de Lima
Ieda Areias
Ademir Cleto
Evandro Losacco
Paulo Mathias
Mara Gabrilli
Matilde Costa
Clóvis Pinto
Líder da Bancada: Carlos Bezerra Jr.