Início Destaque Lateral Home SP anuncia ampliação de cursos do Programa Vence

SP anuncia ampliação de cursos do Programa Vence

O programa Vence, implantado no ano passado, já atende a 37 mil alunos em 336 municípios do Estado de São Paulo

O Governador Geraldo Alckmin anunciou nesta terça-feira, 14, a abertura do edital para o Programa Vence, que une o ensino médio com ensino técnico. As inscrições podem ser feitas a partir de amanhã, 15, no site da FDE. Serão 20 mil vagas para o segundo semestre, com aulas previstas para começar a partir de setembro. O programa, implantado no ano passado, já atende a 37 mil alunos em 336 municípios do Estado de São Paulo.

De acordo com Alckmin, as instituições de educação profissional podem se inscrever e as credenciadas oferecem os cursos. “São cursos muito importantes que variam de um ano a um ano e meio. São dezenas de curso diferentes em centenas de municípios do Estado, proporcionando ao nosso aluno do ensino médio sair com dois diplomas: o diploma do ensino médio e o diploma técnico”, disse.

O  objetivo  do  Vence  é  articular  o  Ensino  Médio  regular  da  rede  estadual  à  educação profissional  técnica. O  programa  é  oferecido  aos  alunos  das  escolas  estaduais  por  meio de duas modalidades, cocomitante e integrada.

Na primeira delas, concomitante, o aluno frequenta o Ensino Médio em uma das mais de 5.300 escolas da rede e o ensino técnico em uma das instituições credenciadas, no período oposto ao ensino regular. Pela segunda modalidade, integrada, os alunos que frequentam o Ensino Médio têm o curso regular integrado ao Ensino Técnico nas escolas estaduais. Esses cursos são ministrados em parceria com o Centro Paula Souza e o Instituto Federal de São Paulo.

O governador ainda ressaltou a importância de cursar o ensino médio com o ensino técnico, já que o aluno pode conseguir um emprego e continuar seus estudos. “Tudo de graça, nenhum curso é cobrado. Então uma boa noticia, abertura do edital para nos contratarmos mais de 200 escolas e institutos de educação profissional para oferecerem cursos técnicos gratuitos para os nosso alunos do ensino médio da rede publica do Estado”, finalizou.

Do Portal do Governo do Estado

Artigo anteriorComissão pede explicações a ministro sobre investigação contra Rose
Próximo artigoDeficiência e pobreza