
Durante comemoração de 5 anos do Centro Sócio Terapêutico Antonio Tavares de Santana, no Bairro Vila Sônia, segunda-feira (13), o prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão, anunciou a construção de um Centro Especializado de Reabilitação (CER), no bairro Mirim. O serviço vai funcionar nas antigas instalações do Lar São Francisco de Assis, conhecido como Lar dos Velhinhos. Para a obra, serão usados cerca de R$ 4 milhões, provenientes de emenda parlamentar do período em que Mourão foi deputado federal, até o ano passado.
O local vai reunir um centro de fisioterapia especializado no atendimento de pessoas com deficiência. Parte dos serviços feitos atualmente no CEMAS e no Núcleo Henry serão transferidos para a nova unidade, que vai disponibilizar equipamentos adequados. A previsão inicial é que as obras sejam concluídas até junho de 2014.
O investimento total deve girar em torno de R$ 8 milhões, sendo metade paga pela Prefeitura. A manutenção dos serviços será custeada, em grande parte, também pelo Governo Municipal. A prioridade em construir o novo centro vai suprir a demanda de atendimentos, principalmente dos deficientes temporários, vítimas de acidentes.
Localizado na esquina da Avenida Roberto de Almeida Vinhas com a Rua Osmar Antoniolli, no Bairro Mirim, o terreno mede aproximadamente 3 mil m².
Aniversário – O anúncio animou o público presente à festa de aniversário Sócio Terapêutico Antonio Tavares de Santana, que reuniu mães, alunos, professores e visitantes.
O local mescla Educação e Saúde, prestando apoio às famílias de deficientes com auxílio de educadores e profissionais de Saúde para pessoas que não estão mais na fase educacional; porém necessitam de auxílio para manter uma boa qualidade de vida.
De acordo com a diretora da unidade, Samira Tania Chamone, a unidade atualmente atende cerca de 70 alunos e conta com 35 profissionais dos serviços de Terapia Ocupacional, fonoaudióloga, psicólogos, assistentes sociais e fisioterapeutas, além dos atendentes. Os alunos são portadores de diversos tipos de deficiências como paralisia cerebral, deficiência intelectual, autismo e portadores de deficiências múltiplas.
Desde que assumiu a unidade, há três anos, Samira utiliza a data do aniversário do Centro para confraternizar com os alunos e familiares atendidos no local. “Um serviço como este merece comemoração. Não conheço nenhum outro município que presta este tipo de assistência aos moradores”, ressaltou.
Recentemente o local passou por reformas. O telhado foi refeito, o pátio ganhou paredes de vidro e a unidade foi repintada e revestida de pastilha internamente. Os profissionais técnicos de psicologia e fisioterapia também chegaram recentemente. “É um trabalho muito gratificante, quando cheguei aqui não sabia como ia funcionar, mas ao longo desse período percebi que traz muitos resultados positivos”.
De acordo com o prefeito, o atendimento aos deficientes de diversas idades serve como um apoio para a família e faz do Município pioneiro na prestação deste serviço. “São três equipamentos instalados para esse atendimento e a nossa busca é por ampliar o atendimento para que mais pessoas possam ser beneficiadas”, disse.