Os senadores do PSDB Aloysio Nunes Ferreira (SP) e Alvaro Dias (PR) protocoloram, nesta segunda-feira (27), um requerimento na Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), convidando o presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Fontes Hereda, para prestar esclarecimentos acerca das “declarações falsas” apresentadas pela diretoria do banco sobre a liberação dos benefícios do programa Bolsa Família no mês de maio deste ano.
Na última segunda-feira, 20 de maio, o vice-presidente de Habitação da Caixa Econômica Federal, José Urbano Duarte, afirmou que o banco havia decidido liberar todos os benefícios durante o final de semana para minimizar os efeitos do boato.
No entanto, a imprensa mostrou que a Caixa Econômica Federal liberou todos os benefícios na sexta-feira, dia 17 de maio, véspera da disseminação do boato. A medida alterou, sem aviso prévio, o calendário de pagamento, que é escalonado e segue a ordem do último número do cartão do Bolsa Família.
Na avaliação dos tucanos, o comparecimento de Jorge Hereda a CMA é crucial para explicar as afirmações apresentadas pela diretoria da Caixa Econômica Federal, bem como sobre as razões que levaram à alteração do calendário de pagamentos do programa bolsa família.