O governador Geraldo Alckmin anunciou nesta segunda-feira, dia 27 de maio, a liberação do valor de R$ 6,5 milhões para investimento na obra de readequação e revitalização do espaço físico do pronto-socorro do Hospital de Clínicas Dr. Radamés Nardini, em Mauá. “Hospital é um dos equipamentos públicos mais importantes e nós precisamos somar esforços para garantir gratuitamente serviços de qualidade para todos”, afirmou Alckmin.
A unidade é referência em atendimento na região do ABC, para pacientes que residem nos municípios de Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. Responsável por aproximadamente 104 mil atendimentos por ano, o pronto-socorro adulto está localizado no primeiro andar do hospital, setor onde serão realizadas as obras de readequação. A área abrange, além das salas de emergência, a recepção das ambulâncias, a farmácia, sala de soroterapia, medicação, consultórios e refeitório.
A unidade é considerada referência regional, principalmente na realização de partos de alto risco e também no atendimento nas especialidades de clínica médica e cirúrgica, pediatria, psiquiatria, ortopedia, ginecologia e obstetrícia. O hospital realiza anualmente 8,3 mil atendimentos de urgência, 12,8 mil consultas ambulatoriais, 357 mil exames, 2,2 mil cirurgias e 11,5 internações.
Com uma área total de 12 mil m², a unidade conta com 221 leitos e mantém 686 funcionários, sendo 132 médicos, 46 enfermeiros e 227 auxiliares de enfermagem.
Além do repasse ao Hospital Nardini, foram repassados pela Secretaria de Estado da Saúde, nos últimos três anos, o valor de R$ 7,9 milhões à prefeitura de Mauá.
“Esse investimento representa um grande reforço para a saúde pública no ABC paulista, uma vez que a unidade tem importante atuação nos atendimentos de urgência e emergência da região. O novo pronto-socorro vai oferecer atendimento mais rápido e de qualidade com melhor estrutura aos usuários do SUS”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Giovanni Guido Cerri.