O crescimento de 0,6% do PIB no primeiro trimestre deste ano, muito abaixo das estimativas, revela um cenário preocupante, que a política adotada pelo governo tem sido incapaz de reverter, de acordo com o líder do PSDB na Câmara, Carlos Sampaio (SP).
“Depois do Pibinho de 2012, quando o crescimento foi de 0,9%, a economia continua crescendo pouco. As medidas de estímulo que o governo vem adotando não estão surtindo os efeitos esperados. Os investimentos subiram um pouco, mas ainda estão em patamares baixos, o modelo de crescimento baseado no consumo das famílias já se esgotou, inclusive pelo efeito da inflação alta. É um cenário muito preocupante.”
Ainda de acordo com Sampaio, “a conjunção de crescimento baixo, inflação alta e o endividamento das famílias mostra que a política adotada pelo governo é ineficiente”. Sampaio ressaltou que, segundo o próprio IBGE, o aumento da inflação está corroendo a massa salarial, com impactos negativos no orçamento das famílias.
“O governo se mostra incapaz de estimular a economia. PIB em baixa e inflação alta comprovam que não há clareza nas ações e providências necessárias para garantir condições estruturais e sustentáveis de crescimento do país”, afirmou.
Do Portal da Liderança do PSDB na Câmara