Início Bancada Tucanos cobram das empresas de telefonia soluções para os constantes problemas no...

Tucanos cobram das empresas de telefonia soluções para os constantes problemas no setor

Representantes das empresas de telefonia do país foram ouvidos nesta quarta-feira (29) em debate promovido pelas comissões de Fiscalização Financeira e Controle e de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia. Durante o encontro, foi debatida a qualidade dos serviços oferecidos pelas operadoras. Muitos consumidores têm demonstrado insatisfação com as companhias.

Vanderlei Macris (SP) destacou a importância da presença das operadoras e representantes do governo federal e citou que, como parlamentar, cumpre o dever de acompanhar, fiscalizar e sugerir soluções, sendo o debate oportuno para entender a situação da telefonia no país. Macris ressaltou a privatização das telecomunicações. “A privatização das telecomunicações no Brasil foi um momento importante na vida do país. Os resultados estão aí. Agora há muito que se fazer, a demanda aumentou consideravelmente. Na minha opinião, os investimentos ficaram para trás”, lamentou.

Macris lembrou que a economia brasileira precisa ter uma infraestrutura preparada. “Caso contrário nós vamos ter que andar com o pé no breque. Com o freio de mão puxado e a economia se arrastando”, disse.

Pesquisa divulgada recentemente pela Anatel sobre satisfação dos serviços de telefonia móvel constatou que, dos 200 mil consumidores ouvidos, 85% estão satisfeitos. Macris contestou: “Eu tenho a impressão que se formos consultar aqui todos os que estão presentes, não acredito que teremos 85% de satisfação. Acho o contrário. O nível de satisfação da telefonia móvel foi lido de maneira incorreta”, comparou.

Macris solicitou ao presidente da Anatel que esclareça o resultado da pesquisa, a fiscalização das operadoras, detalhes do plano de investimentos e o andamento do serviço de banda larga 4G.

Para o deputado Carlos Brandão (MA), a audiência servirá para dá uma resposta à sociedade. Brandão destacou o grande aumento de aquisição de celulares pelos brasileiros, mas lembrou que as empresas de telefonia não estão investindo adequadamente. “O TCU criou duas secretarias para acompanhar reclamações e cobranças da área da telefonia. No Procon, é o campeão de reclamações. Na prática, o resultado da pesquisa é difícil de se acreditar”, ressaltou.

Estiveram presentes no evento os representantes do Ministério das Comunicações, Tribunal de Contas da União, da Anatel e das operadoras de telefonia Claro, Tim, Oi, GVT e Vivo, e ainda o membro da Embratel.

Do Portal do PSDB na Câmara

Artigo anteriorEm meio à crise, ministra do Bolsa Família tira férias
Próximo artigoPIB: Para Aécio, projeções oficiais do governo se distanciam da realidade