Início Eleições 2012 Conflito indígena: para FHC, governo federal também tem responsabilidade

Conflito indígena: para FHC, governo federal também tem responsabilidade

O conflito indígena, no estado de Mato Grosso do Sul, segundo o ex-presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, também é de responsabilidade do governo federal.

Em entrevista ao portal Folha Online, nesta nesta quarta-feira (5), o tucano, embora considere que a responsabilidade pelos incidentes “é de todos os brasileiros”, acha que “obviamente, a relação se extremou e isso é responsabilidade do governo. Dos governos. Porque não pode deixar chegar a esse ponto, matar gente”, disse.

O ex-presidente comentou ainda sobre regularização: “Tem que regularizar mais depressa essas terras indígenas e tem que ter bom senso na regularização”, afirmou.

Na semana passada, um índio foi morto em conflito com policiais federais e militares durante tentativa de desocupação da fazenda Buriti, que está em processo intermediário de demarcação como terra indígena.

Nesta terça (4), outro integrante da etnia terena foi baleado na fazenda São Sebastião, também invadida pelos índios.

Gestão – Fernando Henrique falou ao lado do governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia. Ele esteve em São Paulo para participar do Seminário Experiências Inovadoras: Inspiração para a Gestão Pública.

A iniciativa faz parte do programa “Lideranças Inovadoras na Gestão Pública”, realizada pela Fundação iFHC e Fundação BRAVA.

Artigo anteriorProposta de Feldman altera Código de Trânsito para estabelecer medidas de proteção ao pedestre
Próximo artigoQuestão de confiança