Início Destaques SP amplia investimento em Segurança na Baixada

SP amplia investimento em Segurança na Baixada

Nova delegacia amplia atendimento ao turista e aumenta segurança no Porto de Santos

O governador Geraldo Alckmin anunciou nesta quinta-feira, 13, em Santos uma série de investimentos na área de segurança pública para a Baixada Santista. Entre as medidas está a criação do Gamesp (Gabinete Metropolitano de Gestão Estratégica de Segurança Pública), que reunirá representantes das polícias Civil, Militar e Científica e membros de secretarias estaduais e da sociedade civil.

“O Gamesp é para discutir o que mais se pode avançar em segurança pública. É a união do Governo com as três polícias [Militar, Civil e Científica], mais as nove prefeituras, a Justiça e a sociedade civil”, disse Alckmin. Ações educativas e de prevenção, como programas e iniciativas socioculturais, esportivas e de lazer, também estão previstas no trabalho do gabinete.

5ª Delegacia do Porto de Santos

Alckmin também inaugurou a 5ª Delegacia de Polícia do Porto de Santos, que vai ampliar a segurança pública da região. A unidade da Polícia Civil é especializada no atendimento a turistas. Seus policiais são preparados para receber pessoas de diversas nacionalidades.

“Aqui haverá delegados escrivães, investigadores, papiloscopistas, profissionais bilíngues com conhecimento marítimo e náutico. Essa delegacia especializada vai trazer mais e melhores condições de trabalho”, destacou o governador.

Em 2012, o porto de Santos recebeu mais de 1 milhão de turistas. Com a inauguração da delegacia, localizada dentro do porto, a segurança dos que passam pela cidade também será ampliada.

Dados da Secretaria de Segurança Pública revelam que de janeiro a abril de 2013 houve uma redução de 36% de homicídios na cidade de Santos, na comparação com o mesmo período do ano passado.

Videomonitoramento

Alckmin anunciou a realização de estudos para a implantação de um sistema de videomonitoramento nos nove municípios da Região Metropolitana da Baixada Santista e a reestruturação do prédio histórico do Deinter-6 (Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior 6), que terá a fachada revitalizada. A reforma está estimada em R$ 4,5 milhões – uma empresa será contrata, por meio de licitação, para fazer o projeto básico da reforma.

Do Portal do Governo do Estado

Artigo anterior“Essa crise de confiança é fruto dessa gestão caótica do Governo da presidente Dilma”, diz Nogueira
Próximo artigoPSDB-Mulher investe na reestruturação dos Secretariados Estaduais