Para o líder do PSDB na Câmara, Carlos Sampaio (SP), a acentuada desvalorização da Petrobras é reflexo da má gestão do governo do PT, maior responsável pela queda das ações da estatal. “É assustadora a notícia de que a companhia teve a menor cotação em oito anos, tanto que seus papéis são o destaque negativo da Bolsa de Valores nessa sexta-feira”, criticou. “O fato é que enquanto, infelizmente, a Petrobras salta em um abismo sem fim, o PT está preocupado apenas com o plebiscito”, completou o tucano.
Entre janeiro e maio, o déficit da conta de petróleo e derivados (exportação e importação) chegou aos 7,6 bilhões de dólares. Um volume recorde que impulsiona para baixo as ações da estatal e dificulta cada vez mais a capacidade de investimento da estatal.
“Nesta toada, fecha 2013 com um buraco superior a 18 bilhões de dólares nesta conta. Além da inquestionável má gestão, cadê a autossuficiência falsamente vendida pelo ex-presidente Lula?”, questionou Sampaio.
Diante deste cenário, o jornalista Leandro Mazzini divulgou ainda que um grupo estaria concluindo estudo para a concessão da operação dos principais dutos de gasolina e óleo da estatal – dutos que são de operação da subsidiária Transpetro, que vende diretamente o combustível das refinarias para as distribuidoras, economizando no transporte rodoviário.
“Infelizmente, o PT está quebrando a Petrobras e agora inicia o processo de privatização daquela que é o maior orgulho brasileiro. É a mesma história de sempre: demora a fazer e quando faz, escolhe o caminho errado. A Petrobras é de todos os brasileiros!”, concluiu Carlos Sampaio.