Após reportagem publicada na edição do jornal O Globo desta segunda-feira (8) intitulada Brasília abrigou base dos EUA de espionagem por satélite, o líder do PSDB no Senado, Aloysio Nunes Ferreira (SP), apresentou na Comissão de Relações Exteriores um requerimento convidando o ministro das Relações Exteriores, Antônio Patriota, para prestar esclarecimentos sobre a notícia de que a comunicação eletrônica dos brasileiros seria alvo de espionagem dos norte-americanos.
O jornal teve acesso a dados coletados pelo ex-técnico da CIA, Edward Snowden, que denunciou um gigantesco esquema de espionagem liderado pela Agência Nacional de Segurança dos EUA (NAS) .
O Brasil, com extensas redes públicas e privadas digitalizadas, operadas por grandes companhias de telecomunicações e de internet, aparece destacado em mapas da agência americana como alvo prioritário no tráfego de telefonia e dados (origem e destino), ao lado de nações como China, Rússia, Irã e Paquistão.
É incerto o número de pessoas e empresas espionadas no País. Mas há evidências de que o volume de dados capturados pelo sistema de filtragem nas redes locais de telefonia e internet é constante e em grande escala. Segundo dados do exército publicados pelo Globo no sábado (6), foram espionados 2,3 bilhões de telefonemas e e-mails.
Da Liderança do PSDB no Senado