Início Destaque Lateral Home Aloysio quer explicações sobre espionagem dos EUA

Aloysio quer explicações sobre espionagem dos EUA

Aloysio Nunes, Líder do PSDB no Senado

Após reportagem publicada na edição do jornal O Globo desta segunda-feira (8) intitulada Brasília abrigou base dos EUA de espionagem por satélite, o líder do PSDB no Senado, Aloysio Nunes Ferreira (SP), apresentou na Comissão de Relações Exteriores um requerimento convidando o ministro das Relações Exteriores, Antônio Patriota, para prestar esclarecimentos sobre a notícia de que a comunicação eletrônica dos brasileiros seria alvo de espionagem dos norte-americanos.

O jornal teve acesso a dados coletados pelo ex-técnico da CIA, Edward Snowden, que denunciou um gigantesco esquema de espionagem liderado pela Agência Nacional de Segurança dos EUA (NAS) .

O Brasil, com extensas redes públicas e privadas digitalizadas, operadas por grandes companhias de telecomunicações e de internet, aparece destacado em mapas da agência americana como alvo prioritário no tráfego de telefonia e dados (origem e destino), ao lado de nações como China, Rússia, Irã e Paquistão.

É incerto o número de pessoas e empresas espionadas no País. Mas há evidências de que o volume de dados capturados pelo sistema de filtragem nas redes locais de telefonia e internet é constante e em grande escala. Segundo dados do exército publicados pelo Globo no sábado (6), foram espionados 2,3 bilhões de telefonemas e e-mails.

Da Liderança do PSDB no Senado

Artigo anteriorAlckmin apresenta projetos para transporte
Próximo artigoLíder do PSDB pede detalhes sobre uso de avião da FAB