O líder do PSDB no Senado, Aloysio Nunes Ferreira (SP), quer ouvir o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, sobre o cancelamento de missão da ONU cujo objetivo era avaliar a situação do acesso à água e ao saneamento no país. O tucano apresentou nesta segunda-feira (8) requerimento para que o ministro dê explicações na Comissão de Meio Ambiente (CMA).
O Estado de S.Paulo publicou na edição de sábado (6) reportagem intitulada “Governo veta missão da ONU que investigará acesso à saneamento no Brasil”. A matéria informa que o governo federal vetou uma missão da ONU, agendada e confirmada desde abril deste ano, que faria um estudo acerca do acesso da população à água e saneamento do País, passando por áreas críticas com o apoio de diversas ONGs.
Na avaliação de Aloysio Nunes, a missão foi cancelada unilateralmente sem qualquer justificativa plausível e também sem deixar marcada uma nova missão. Para o líder, a matéria deixa claro que o verdadeiro motivo é o medo de novas manifestações, tendo em vista que os resultados a serem apresentados pela missão da ONU seriam desastrosos.
“Trata-se de uma situação particularmente desagradável porque, como bem explica a referida matéria, o Brasil tem compromisso internacional de receber todos os relatores da ONU, ou seja, isso pode gerar problemas de relacionamento com aquele organismo internacional”, destacou Aloysio.
Do Portal do PSDB no Senado