Início Bancada Aloysio quer explicação de ministro sobre revista em avião da FAB

Aloysio quer explicação de ministro sobre revista em avião da FAB

Aloysio Nunes, Líder do PSDB no Senado

Foi protocolado nesta terça-feira (16) requerimento assinado por Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) que convida o Ministro da Defesa, Celso Amorim, para explicar na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) a revista feita por agentes do governo boliviano na aeronave da Força Aérea Brasileira, em viagem oficial feita por ele à Bolívia, no final de 2012.

Na opinião do líder do PSDB no Senado, o incidente internacional se destaca não somente pela grave violação à soberania nacional, mas, especialmente, pela coincidência com fatos muito assemelhados envolvendo o governo boliviano e a decisão tomada por diversos países europeus.

O jornalista Cláudio Humberto noticiou a retenção e a revista a qual foi submetida a aeronave da FAB que levaria Amorim de volta ao Brasil após uma visita à cidade de Santa Cruz de la Sierra.

De acordo com o colunista, a busca teria sido feita inclusive com cães farejadores, em meio a suspeitas de que o ministro levava a bordo o senador oposicionista Roger Pinto,refugiado há mais de um ano na Embaixada do Brasil em La Paz. A viagem foi motivada pela doação de dois helicópteros da FAB ao país para auxiliar no combate ao narcotráfico.

Amorim precisa esclarecer os fatos: “até agora, não houve um pronunciamento público oficial do Ministério da Defesa nem do Ministério das Relações Exteriores sobre o episódio, que precedeu situação igualmente aviltante a que foi submetido o presidente da Bolívia, em passagem pela Europa, quando diversos governos daquele continente fecharam seu espaço aéreo para o avião presidencial obrigando-o a pousar na Áustria, onde foi revistada”, afirmou o líder tucano.

Da Liderança do PSDB no Senado

Artigo anteriorAlckmin destaca convênios com 402 municípios paulistas
Próximo artigoAlckmin libera R$ 204,7 mi para 402 cidades