Início Notícias do PSDB BC contraria Dilma e diz que inflação ficará acima da meta de...

BC contraria Dilma e diz que inflação ficará acima da meta de 4,5% em 2013

Um dia após a presidente Dilma Rousseff afirmar que a inflação deste ano ficaria dentro da meta oficial de 4,5%, o Banco Central divulgou ata do Comitê de Política Monetária (Copom) mantendo o índice de 5,81% para 2013.

“Em momentos como o atual, a política monetária deve se manter especialmente vigilante, de modo a minimizar riscos de que níveis elevados de inflação como o observado nos últimos 12 meses persistam no horizonte”, informa a ata do Copom.

Para o deputado federal Valdivino de Oliveira (PSDB-GO), integrante da Comissão de Finanças e Tributação da Câmara, os números apresentados pelo Banco Central contrariam as perspectivas excessivamente otimistas da presidente petista.

“Esses números desdizem tanto a presidente da República quanto o próprio ministro da Fazenda, Guido Mantega. Ele esteve na Câmara em debate com deputados e, para ele, não existe inflação e está tudo sob controle”, diz. “Já os indicadores, especialistas e técnicos detectam, e nós mesmos sentimos nas ruas, que os preços aumentam cada dia mais, nos alimentos e naquilo que as pessoas de mais baixa renda demandam”.

O tucano avalia que a atual crise econômica é um problema de difícil solução, já que o governo não adota políticas econômicas que reduzam o impacto da desvalorização do Real.

“O câmbio depreciou o Real em quase 15% nos últimos dois meses, o que se traduz em inflação, principalmente em produtos importados. Isso vai gerando uma pressão inflacionária e o governo não tem adotado nenhuma política para conter. E à medida que isso vai ficando mais visível, a gestão vai tendo que recorrer a recursos como a indexação de rendimentos da economia e o corte de salários”, alerta.

E completa: “A inflação está fora da meta e corre o risco de subir ainda mais. O governo tem que ter juízo e adotar políticas para reverter essa situação, antes que isso coloque em cheque nossa estabilidade econômica e o próprio Plano Real”.

Artigo anteriorAnac ainda precisa avançar nas regras sobre acomodação de passageiros com deficiência, defende Mara Gabrilli
Próximo artigoAécio critica veto de Dilma à lei do FPE que beneficiaria estados e municípios