Início Bancada Metade da população não confia na presidente Dilma Rousseff, mostra pesquisa CNI/Ibope

Metade da população não confia na presidente Dilma Rousseff, mostra pesquisa CNI/Ibope

Metade dos brasileiros não confia na presidente Dilma Rousseff. O dado consta na pesquisa CNI/Ibope divulgada nesta quinta-feira (25). A confiança da população na petista caiu de 67%, em junho, para 45% em julho, e 5% não souberam ou não responderam a pesquisa, segundo o Ibope.

As parcelas do eleitorado que consideram o governo da presidente regular, ruim ou péssimo chegam a 68% – indicador que corresponde a mais de dois terços da população.

O levantamento aponta também que a popularidade da petista caiu de maneira significativa, com uma queda de 24 pontos. Hoje apenas 31% o consideram ótimo ou bom, mesmo percentual de ruim ou péssimo.

Os entrevistados indicaram ainda que 13 entre nove serviços públicos avaliados têm sua qualidade reprovada pela população. Segurança pública, postos de saúde e hospitais encabeçam as queixas, seguidos por transporte público e educação fundamental e ensino médio.

Análise – O deputado federal Duarte Nogueira (PSDB-SP) afirmou que a má avaliação da presidente é resultado do cansaço, por parte da população, em relação aos equívocos praticados pela petista.

“O povo quer um basta. Está cansado das promessas do governo federal que não se cumprem”, destacou.

Na opinião do parlamentar, a gestão do PT baseou-se, por muito tempo, na publicidade governamental para alcançar bons índices junto ao eleitorado. Mas, disse o tucano, a conscientização da população evoluiu e os erros petistas se tornaram mais nítidos.

“O ilusionismo praticado pelo PT já se cansou. Mário Covas dizia que o povo nunca erra – se tiver todas as informações para fazer um julgamento preciso. À medida em que a sociedade fica mais informada, percebe que o governo federal falha, e falha muito”, disse o tucano.

O Ibope realizou a pesquisa entre os dias 9 e 12 de julho. O instituto entrevistou 7.686 pessoas, distribuídas em 434 municípios brasileiros. Foi o primeiro levantamento do Ibope que apurou o impacto das manifestações de junho na popularidade da presidente.

Do PSDB Nacional

Artigo anteriorDuarte Nogueira critica gasto de R$ 11,5 milhões com aluguel de prédios para ministérios
Próximo artigoFHC pensando sobre os desafios do futuro