Início Destaques SP é modelo de desenvolvimento a ser seguido

SP é modelo de desenvolvimento a ser seguido

Mais uma vez São Paulo dá exemplo de como a boa gestão tem impactos positivos na vida dos cidadãos. Governado pelo PSDB desde 1995, o estado obteve o melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do país, com 0,783 (a escala vai de 0 – pior – a 1 – melhor). Das 100 cidades brasileiras com melhor IDH, 55 ficam nessa unidade da federação. O resultado foi divulgado nesta semana pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e Fundação João Pinheiro.

O resultado positivo mostra que o Governo de São Paulo, comandado por Geraldo Alckmin, continua trabalhando no sentido de melhorar e desenvolver cada vez mais o estado. Na avaliação dos deputados Vaz de Lima (SP) e Duarte Nogueira (SP), o estado serve de referência ao país de como fazer política e uma gestão correta.

“Ao investir em áreas essenciais como educação, saúde e transporte público para melhorar a qualidade de vida do cidadão, o poder público melhorando a vida das pessoas. Bom seria que o exemplo fosse seguido pelas autoridades nacionais”, defendeu Vaz de Lima, ao lembrar que o presidente de honra do PSDB, Fernando Henrique Cardoso, conseguiu nos seus oito anos de governo colocar o brasileiro em uma situação muito melhor do que antes.

Educação, saúde, saneamento e desenvolvimento social são algumas das áreas que o governo estadual trabalha no sentido de buscar cada vez mais o desenvolvimento. Em todos os setores, o Governo de SP mantém programas que impactam positivamente na boa colocação dos municípios paulistas no ranking.

Em educação, por exemplo, conduz o Programa Educação – Compromisso de São Paulo, que é um conjunto de ações pioneiras envolvendo a família, o estado e vários profissionais do segmento. Entre as ações, trata de maneira estratégica a maior rede de educação do país, com 4,3 milhões de alunos. Já em saúde, a secretaria responsável trabalha com um novo e moderno modelo de gestão. Os Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) implantaram a regionalização do setor.

Para Vaz de Lima, isso é sinal de investimento em áreas corretas. Ele considera que uma boa gestão é fundamental para a melhoria da vida no país. “Gestão não é marketing. O que infelizmente vemos é o PT, que administra o país há uma década, investir muito mais em propaganda do que em serviços de base para melhorar a qualidade de vida da população”, criticou.

Presidente do PSDB-SP, Duarte Nogueira afirma que o resultado positivo vai ao encontro de uma boa gestão e de prioridades que foram escolhidas e realizadas. Na sua visão, São Paulo apenas vem colhendo os frutos de políticas acertadas. “Governar é escolher. Democracia não é só garantir o direito do voto e da participação, mas é o Estado prestando serviços eficientes e aplicando o dinheiro do contribuinte com qualidade”, completou. O DF também teve bom desempenho, sendo a unidade da federação com maior índice de desenvolvimento humano.

Qualidade de vida
→ Das 100 cidades brasileiras com melhor IDH, 55 ficam em São Paulo, inclusive as duas primeiras: a líder São Caetano do Sul (0,862) e a vice-líder Águas de São Pedro (0,854), que permanecem na mesma posição há dez anos.

→ O estado aumentou o quadro de professores e criou um novo Plano de Carreira. Por meio do Centro Paula Souza, que administra as Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs), São Paulo aposta no ensino técnico de qualidade, que resulta em alto índice de empregabilidade.

→ O resultado dos investimentos aparece, por exemplo, na queda da mortalidade infantil, que despencou 61,8% nos últimos 20 anos e atingiu, em 2010, o menor nível da história. Dos 645 municípios paulistas, 301 apresentaram, em 2010, índices de mortalidade infantil inferior a dois dígitos, comparável aos de países desenvolvidos.

Do Portal do PSDB na Câmara

Artigo anteriorAlckmin rebate Dilma e cobra investimentos federais em metrô
Próximo artigoCenário desolador das rodovias federais é reflexo da falta de gestão do governo petista, diz tucano