O deputado federal Vaz de Lima (PSDB-SP) afirmou, nesta segunda-feira (12), que o Congresso Nacional deve cumprir o seu papel de fiscalizar e investigar a denúncia de desvio de recursos da Petrobras para a campanha eleitoral da presidente Dilma Rousseff, em 2010. Segundo reportagem da revista “Época”, o PT teria recebido US$ 8 milhões provenientes de pedágio cobrado de empresários com contratos na área internacional da empresa.
“Esses fatos são gravíssimos numa democracia. É hora de o Congresso cumprir o seu papel fiscalizador, pedir a investigação por meio das comissões e também buscar o Ministério Público para encontrar os culpados e puni-los, se for o caso”, declarou.
De acordo com Vaz de Lima, a Petrobras tornou-se um instrumento político da gestão petista. “O governo do PT passou a usar politicamente essa empresa, que é patrimônio do país, para divisão dos cargos políticos e financiar o marketing da estrutura política do governo. E agora vem a público uma coisa que imaginamos há muito tempo: que a empresa poderia estar sendo utilizada também para desvios de recursos, seja para campanha política, seja para fins promíscuos”, ressaltou.
Outra denúncia, feita pela revista “Veja”, indica que há muito mistério em torno das contas da campanha petista de 2010. Segundo a revista, pareceres técnicos que sugeriam a reprovação das contas do PT na época do mensalão e da campanha de 2010 teriam desaparecido. Para o deputado, é preciso desvendar esse “mistério”. “Na minha avaliação não há fumaça e sim muito fogo por trás disso tudo”, resumiu.
Do PSDB na Câmara



