Brasília – As cidades brasileiras com os maiores Índices de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) têm, além da excelência em educação, longevidade e renda, outro ponto em comum: grande parte delas é administrada pelo PSDB. É o que mostram os dados mais recentes do IDHM, de 2010.
Segundo o levantamento, divulgado pelo jornal Folha de S.Paulo, com 0,677, o PSDB é um dos primeiros no ranking de partidos ao se considerar a média do IDHM das cidades governadas pela legenda.
Entre os dez municípios com melhores IDHM, por exemplo, destacam-se Águas de São Pedro (SP), em segundo lugar, administrada pelo prefeito tucano Paulo Cesar Borges.
Já a sexta colocada, Santos (SP), está sob gestão do também tucano Paulo Alexandre Barbosa.
Em décimo lugar figura Curitiba, capital do Paraná, estado administrado por Beto Richa (PSDB).
O estudo também destaca São Paulo, estado governado por Geraldo Alckmin (PSDB), como o reduto com mais cidades desenvolvidas: dos 50 municípios com melhores índices, 28 estão no estado.
“O PSDB, nos dois governos Fernando Henrique Cardoso, deu contribuições fundamentais para o país melhorar seus indicadores de renda, longevidade e educação, que compõem o IDH”, mensura o líder do partido na Câmara, deputado Carlos Sampaio (SP).
Ele cita iniciativas como o Plano Real, que estabilizou a economia e controlou a inflação; a implantação de uma rede de proteção social, representada pelos programas Bolsa Escola, Vale Alimentação e Vale Gás, posteriormente unificados pelo PT no Bolsa Família e políticas de incentivo à educação, como o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental (Fundef), fundamentais ao desenvolvimento alcançado pelo país nos últimos anos.
“Essa preocupação em estimular investimentos e implantar ações que melhorem a qualidade de vida está no DNA do PSDB e na sua forma de administrar em todos os âmbitos: federal, estadual e municipal”, acrescenta.
E completa: “São Paulo, onde o PSDB está no governo há quase 20 anos, é uma vitrine do modelo tucano de governar. Esse desempenho é o resultado de uma gestão eficiente, que promove investimentos, gerando emprego e renda, e com foco nos setores sociais.”
Para o deputado federal Vanderlei Macris (PSDB-SP), tudo isso é o reflexo claro do investimento das gestões tucanas em qualidade de vida para o cidadão.
“Esse é o verdadeiro sentido social-democrata de gestão pública. Diferente do que é alardeado e marqueteado pela presidente Dilma e pelo PT, que fica na teoria”, concluiu.