A Seas (Secretaria de Assistência Social) e a Unimes (Universidade Metropolitana de Santos) selaram parceria para prestar tratamento dentário à população de rua. A iniciativa, que deve começar em setembro, será destinada a frequentadores do Centro Pop e de outros dois equipamentos de acolhimento.
Segundo o coordenador do curso de Odontologia, Haroldo Arid Soares, oito professores e 75 alunos participarão do projeto. A quantidade de atendimento é indeterminada e depende da adesão ao projeto.
O serviço consiste em três fases. Começa com informação e orientação sobre higiene pessoal, bucal e alimentar. A coordenadora dos Serviços de Atenção à População em Situação de Rua, Luciana Bolognini, explica que somente quem tiver incorporado ao seu cotidiano a higiene pessoal e bucal poderá passar para a etapa seguinte, de tratamento dentário. “A intenção é despertar na pessoa a vontade de passar a cuidar de si mesma. Faz parte da estratégia de estimular o cidadão a sair da situação delicada em que se encontra”.
“Queremos formar profissionais com mais sensibilidade, maior envolvimento nos problemas comunitários”, diz Haroldo Soares.
Da Prefeitura de Santos