Início Eleições 2012 Franca lança a maior ofensiva para zerar déficit de creches

Franca lança a maior ofensiva para zerar déficit de creches

Alexandre Ferreira, prefeito de Franca

O prefeito Alexandre Ferreira iniciou a maior ação já realizada na história de Franca para tentar zerar a fila de espera por vaga em creche pública. São quatro linhas de atuação, que incluem a construção de cerca de duas dezenas de novos prédios, a ampliação da capacidade das creches atuais, o incremento do programa Mais Creche – bolsas em escolinhas particulares – e o inovador Casa Creche, projeto que vai transformar imóveis comuns em creches compactas nos bairros com maior demanda por vagas.

Levantamento preliminar da Secretaria Municipal de Educação aponta que existem perto de 3 mil crianças à espera por atendimento. É este o número de novas vagas que estão sendo criadas com a ofensiva lançada neste mês. “É claro que a demanda sempre vai existir, pois, quanto melhor for o serviço público oferecido, maior será a procura. Vamos continuar trabalhando”, disse o prefeito, ao explicar o planejamento para a área e a estrutura oferecida aos alunos.

Atualmente, a prefeitura paga pelo atendimento das crianças, fornece a alimentação, material para as aulas e consultas com médico e dentistas nas creches. Para facilitar a gestão das unidades, a Prefeitura mantém convênios com entidades sem fins lucrativos.

Entre construção, concorrência pública e em fase de projetos, são 19 novas creches de grande porte. Sete delas em parceria com o governador Geraldo Alckmin.

Após um acordo com o Juizado da Infância e Adolescência, o prefeito Alexandre conseguiu autorização para aumentar em 15% a capacidade de atendimento das creches existentes e com espaços compatíveis. A iniciativa surgiu com base em estudos sobre o percentual de faltas das crianças diariamente. Com a medida, foram mais 300 vagas – equivalente a duas novas creches. A prefeitura custeia o atendimento, mas economiza na construção de novos prédios – cerca de R$ 5 milhões a menos.

Criado ainda na gestão do ex-prefeito Sidnei Rocha, o programa Mais Creche foi incrementado e garante bolsas de atendimento em escolinhas particulares.

A grande novidade da frente no setor de creches lançada por Alexandre Ferreira é o projeto Casa Creche, em que o Município vai comprar ou alugar casas entre 150 e 320 metros de área construída para atender de 20 a 50 crianças nos bairros com maior necessidade por vagas. Os editais para os interessados em negociar com a prefeitura já foram publicados. A administração das creches compactas será feita pela mesma organização que gere a unidade convencional nas imediações.

“Percebemos que entre a decisão do prefeito em fazer a creche até inaugurá-la são quase dois anos de prazo. Com o Casa Creche, vamos adaptar imóveis nas regiões que mais precisam, ganhando tempo e permitindo que os pais tenham mais facilidade, com as crianças sendo atendidas mais perto de casa. Com o dinheiro de uma creche tradicional, podemos criar várias creches compactas e receber até mais crianças neste formato”, explicou o prefeito.

Artigo anteriorDólar volta a subir e mercado eleva projeções para inflação e juros
Próximo artigo‘Herói tratado como delinquente’, análise do ITV