Início Artigos Desafogo nas consultas de especialidades

Desafogo nas consultas de especialidades

A instalação do Ambulatório Médico de Especialidades (AME), na esquina das Ruas Gustavo Teixeira e Guaicurus, no Bairro do Mangal, é indispensável à aceleração dos procedimentos necessários ao diagnóstico e tratamento das pessoas atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em nossa cidade.

Num grande número de casos que chegam à rede pública, através das unidades básicas de saúde ou de pronto-atendimento, o médico responsável pela consulta inicial conclui que, para iniciar seu tratamento com plena segurança, o paciente deve passar por um especialista.

Essa segunda consulta, destinada a aprofundar o diagnóstico e determinar com precisão que tipo de atendimento a pessoa precisa receber, deve ser feita tão prontamente quando possível.

Em Sorocaba, existe, há muito tempo, um gargalo nessa etapa do encaminhamento dos usuários do SUS. A população atendida é grande e a estrutura encarregada de realizar as consultas de especialidades – a Policlínica – não consegue agendá-las com a presteza necessária.

Por isso, o Município definiu uma parceria com o Governo Estadual para implantar o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) do Mangal. Ele dividirá com a Policlínica o atendimento daquelas consultas, que serão feitas mais rapidamente.

Na parceria, a Prefeitura ficou com tarefas de grande envergadura: desapropriar o prédio, ampliá-lo e reformá-lo, dando-lhe as condições estruturais de um pequeno hospital, com perfeitas condições para o desempenho de suas atividades. O Estado ficou com a incumbência de contratar a Organização Social que cuidará de equipar e operar a nova unidade.

Em março, uma vistoria realizada no local por técnicos da Secretaria de Estado da Saúde constatou que, das sete providências de responsabilidade da Prefeitura, cinco estavam concluídas. As duas em andamento foram completadas, respectivamente, em junho e julho.

Agora, só falta o Estado definir qual a Organização Social que administrará o AME de Sorocaba e firmar o contrato para que o novo, grande e confortável Ambulatório abra suas portas e comece a atender a população.

Minha expectativa – que não é diferente daquela da maioria dos sorocabanos – e de que o médico David Uip, que acaba de assumir a Secretaria de Estado da Saúde, atendendo convite pessoal do governador Geraldo Alckmin, dê urgência àquelas medidas.

É só o que falta para que, nessa área, o SUS tenha, em Sorocaba, um desempenho mais ágil e melhor ajustado às necessidades de nossa população.

Artigo anteriorFranca conclui instalação das proteções no Córrego dos Bagres
Próximo artigo“Cadeia nacional de empulhação”, análise do ITV