Obras do Centro de Educação Infantil (CEI) “Eduardo Santiago Souza” serão entregues oficialmente às 15 horas, na presença do prefeito de Ferraz de Vasconcelos, Acir Filló, e da secretária municipal de Educação, Denize Ribeiro; pintura, limpeza de terreno, investimento em instalações hidráulicas e elétricas, troca de azulejo e reforço na segurança concederam novos contornos à instituição de ensino
A Secretaria de Educação de Ferraz de Vasconcelos concluiu a reforma de mais uma unidade escolar da rede. Trata-se do Centro de Educação Infantil (CEI) “Eduardo Santiago Souza” (rua Ayame Yoshikawa, 146, Vila São Paulo). A instituição de ensino recebeu uma série de melhorias, a exemplo de várias outras unidades da rede municipal. A entrega oficial do equipamento acontece nesta quinta-feira (12 de setembro), na presença do prefeito Acir Filló e da secretária municipal de Educação, Denize Ribeiro.
A solenidade está marcada para ter início às 15 horas. A creche foi submetida à significativa adequação. Benfeitorias como pintura, limpeza de terreno, investimento em instalações hidráulicas e elétricas, reparos na estrutura do prédio, colocação de piso do tipo “paviflex” (adequado para crianças), troca de azulejos e reforço nas grades de proteção garantiram à escola infantil novos contornos, com direito a mais conforto e segurança para educandos e seus funcionários. Atualmente, a CEI atende 133 crianças, de 6 meses a 3 anos e 11 meses de idade.
De acordo com informações da diretora da “Eduardo Santiago Souza”, Roseane Alves Nunes Câncio, desde 2010 a unidade não recebia uma reforma tão abrangente e que solucionasse os problemas pontuais que a estrutura educacional apresentava.
Assim que assumiu a administração municipal em janeiro deste ano, o chefe do Poder Executivo ferrazense determinou que todas as instituições de ensino da rede que estavam em estado de abandono fossem reformadas. O objetivo era garantir condições dignas para os estudantes que se preparavam para voltar do recesso escolar. A prioridade recaiu em unidades que apresentavam deficiências gravíssimas, como pontos de alagamento, infiltrações avançadas, rachaduras e problemas na canalização e na parte elétrica.
Outras escolas foram agendadas para serem reformadas a partir de março, como a Emef “José Sebastião”, do Cambiri. Alicerçada em “lata”, a unidade foi entregue há dois meses 100% em alvenaria.
Segundo a secretária de Educação de Ferraz, nos próximos dias outras instituições da rede, que passaram pelo mesmo processo de adequação, deverão ter suas dependências reinauguradas. Para Filló, escolas de gestão municipal devem estar em condições ideais de uso, para que o aluno possa sentir-se motivado para o aprendizado e tenha as sensações de segurança e de conforto garantidas:
“Estudar numa instituição de ensino bonita, equipada e estruturalmente funcional contribui até para a autoestima do educando. Assim, ele tem vontade de sair de sua casa todos os dias, para ir ao convívio de professores e de seus colegas de classe. Esta é uma das pontas do processo, que também prevê melhorias na qualidade da merenda escolar, incremento da grade curricular e dos projetos pedagógicos e capacitação de professores”.