O senador Alvaro Dias (PSDB/PR) disse, em entrevista, nesta quarta-feira (18/09), que o sentimento do povo brasileiro é de “frustração” com a decisão do ministro do STF, Celso de Mello, que aceitou os chamados embargos infringentes.
“A Nação queria aplaudir uma decisão implacável contra os corruptos. Os argumentos dos ministros que rejeitaram os embargos eram mais plausíveis, consistentes e adequados. O povo brasileiro está decepcionado. A decisão do STF vai na contramão do imenso clamor popular que pede um novo tempo em matéria de ética e de combate à corrupção. Essa infeliz decisão deixa a imagem de que a Justiça é implacável com os pequenos, mas é extremamente generosa com os grandes.Pedimos agora celeridade para que o julgamento se complete o mais rápido possível e que as penas dos condenados sejam mantidas. Só assim, o País poderá comemorar uma mudança de rumos em matéria de Justiça”, declarou.
Para o senador, o debate que surge agora é a mudança de critério para a escolha dos ministros do Supremo Tribunal Federal: “O STF é uma instituição poderosa, basilar. Nela estão fincados os alicerces básicos essenciais da democracia. Por isso questiono: será que devemos manter esse critério político na escolha dos ministros? Na minha opinião, cabe à magistratura promover um debate rico sobre isso”. Com o desempate, o STF decidiu que 12 dos 25 condenados pelo mensalão terão direito a reavaliação de algumas de suas penas.


