O líder do PSDB no Senado, Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) afirmou, em discurso no Plenário nesta terça-feira (15), que a presidente da República, Dilma Rousseff, não tem condições de lecionar a arte do bom governo.
Segundo Aloysio, nos setores de educação, economia, infraestrutura e outros, o governo é uma coleção de fracassos e de lições a evitar.
Aloysio chamou a atenção para o desequilíbrio da conta corrente do país. O déficit, frisou o senador, chega R$ 75 bilhões, o que representaria 4% do produto interno bruto (PIB). O senador também criticou as relações comerciais externas priorizadas pelo governo e a falta de investimentos em infraestrutura. Na visão do senador, outra lição a evitar é o descaso com o controle da inflação.
“A inflação continua a preocupar a todos, menos a presidente. Preocupa principalmente aqueles que precisam consumir bens de primeira necessidade”, afirmou.
A alta carga tributária, que colabora para o alto custo Brasil e compromete a renda de empresas e trabalhadores, seria mais uma lição a evitar, segundo Aloysio. O senador registrou que Dilma afirmou, em entrevista a uma rádio de Itajubá (MG), que as pessoas que querem ser presidente da República “precisam estudar muito”.
O senador disse que Dilma não tem “o mesmo desprezo pela educação formal” como tinha o ex-presidente Lula e acrescentou que Dilma “chegou a inventar”, na época da campanha de 2010, que tinha sido aluna de um curso de mestrado – o que teria sido, depois, desmentido pela Unicamp.
Para Aloysio, Dilma deveria estudar mais para encontrar soluções para os problemas do país. Ele disse que a presidente não tem condições de se comportar como professora de gestão. O senador ainda criticou a gestão do governo na área da saúde e disse que o problema do setor não se resume ao Programa Mais Médicos.
“ Em matérias de estudo, a nossa presidente deveria fazer a lição de casa. Ela deveria deixar de fazer campanha e assumir as rédeas de nosso país”, afirmou.
Dia dos Professores
O senador também parabenizou os professores do país pela passagem do Dia dos Professores. Ele lembrou que, no início do ano, o PSDB escolheu presidir a Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE). Disse que a audiência pública na CE, foi uma bela homenagem aos professores.