O secretário municipal de Educação Aparecido Cipriano e equipe pedagógica receberam nessa quinta-feira, 10 de outubro/13, a coordenadora das Escolas Sustentáveis, Dulce Maria Pereira, junto a Universidade Federal de Ouro Preto.
Dulce veio especialmente a Barretos para assinatura do Acordo de Cooperação Técnica entre a prefeitura, via Secretaria de Educação e a UFOP, que prevê parceria na oferta de cursos de graduação, especialização e aperfeiçoamento, iniciando com capacitação em Educação Ambiental, curso de 180 horas, na modalidade a distância, para um representante por escola municipal, totalizando vinte e cinco cursistas.
Na oportunidade a coordenadora conheceu o projeto desenvolvido na Escola Municipal João Ferreira Lopes, mediado por Rosa Tóro Tonissi, que é mãe de aluno na Escola e aluna de mestrado à época.
O projeto mediado por Rosa foi inspirado no Com-Vidas, que é uma forma de organização na escola, fundamentado na participação dos estudantes, diretores, professores, funcionários, que juntos contribuirão para um dia a dia democrático e de bem estar, promovendo o intercâmbio entre a escola e a comunidade.
Dulce propôs que fosse estendida a ideologia para mais escolas, aconselhando que incluíssem também a Educação Infantil. Na oportunidade o secretário Cipriano solicitou que fosse ofertada a oportunidade para os municípios (19) inscritos na UNDIME União dos Dirigentes Municipais de Educação.
A solicitação foi levada em mãos pela coordenadora Dulce Maria Pereira, para os trâmites necessários junto ao Ministério da Educação MEC.
A equipe pedagógica da pasta, para o Meio Ambiente e Educação Ambiental, é formada também pela bióloga e professora Elzane Passos Pimenta e a educadora ambiental Lilian Carrer Ubeda.
O curso de formação em Educação Ambiental será desenvolvido segundo o sistema UAB Universidade Aberta do Brasil, com a metodologia desenvolvida pela Universidade Federal de Ouro Preto UFOP, com o propósito de os alunos tornarem-se multiplicadores das ações ambientais, com ampla aplicação prática.