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Transposição do São Francisco: Obras em ritmo lento propagandeadas como avanços do governo

A obra de transposição do rio São Francisco é exemplo das marcas registradas da gestão do PT: morosidade e a ineficiência.

O deputado federal Bruno Araújo (PSDB-PE) criticou, nesta segunda-feira (21), a lentidão do Planalto em empenhar recursos e concluir a construção.

Enquanto os canteiros continuam parados, o governo federal anuncia avanços e afirma que o empreendimento segue em bom ritmo.

No 8º balanço do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) divulgado pelo Ministério do Planejamento na semana passada, o governo federal afirma que “as obras do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco já voltaram a apresentar bom ritmo de andamento e, no Eixo Leste, foram contratadas todas as obras remanescentes”.

No entanto, o primeiro canal da transposição, que inicialmente seria inaugurado pelo ex-presidente Lula em 2010, avançou apenas 1% no último ano e não ficará pronto até o fim do mandato de Dilma, conforme destacou a “Folha de S.Paulo”, no último sábado (19).

A distância entre a realidade e o discurso oficial é tão grande que, apesar das obras caminharem a passo de tartaruga, as páginas 186 e 187 do balanço mostram tanto o Eixo Leste quanto o Oeste com o selo verde de “adequado”.

“A diferença entre a propaganda e as ações está cada vez mais clara para a população, sobretudo para o povo do Nordeste”, alertou Bruno Araújo, ao lembrar que a população do semiárido esperam há anos a promessa feita pelo PT se cumprir, enquanto convivem com a seca e a miséria.

O Eixo Leste, iniciado em 2007 para cortar Pernambuco e Paraíba, somente deverá ser entregue em dezembro de 2015, segundo a previsão oficial do próprio governo. O Eixo Norte, que cruza Pernambuco, Ceará e Paraíba, também está com entrega prevista para o final de 2015.

Cerca de 12 milhões de habitantes da região esperam pela conclusão dessas obras para terem água acesso à água, sobretudo nos períodos de estiagem. Mas, para o tucano, os nordestinos já entenderam que o governo não tem se esforçado para cumprir o que prometeu. “A população já entende que temos um governo da propaganda e outro das ações, mas esses dois estão cada vez mais distantes”, apontou.

Até novembro do ano passado, o governo federal prometia os 217 km do Eixo Leste da transposição para dezembro de 2014, com percentual de execução à época em 51%. De acordo com os balanços divulgados do PAC, ao longo deste ano o percentual não saiu da marca de 52% desde fevereiro. Mesmo com a estagnação, o Ministério do Planejamento mudou o ritmo das obras do estágio de “atenção” para “adequado”. O Eixo Norte saiu de 34% para 43% de execução.

Além disso, os gastos com as obras só aumentam. Quando o empreendimento foi lançado, em 2007, a previsão era que seriam gastos R$ 4,6 bilhões e a conclusão seria em 2012. A previsão agora é de entrega no último dia de 2015, num custo total de R$ 8,2 bilhões.

“Essas obras, além de alcançarem o dobro do orçamento inicialmente previsto, têm um cronograma que, se continuar no ritmo que está, possivelmente teremos ainda mais uma década de obras pela frente”, lamentou Bruno.

Do Portal do PSDB na Câmara

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