Início Eleições 2012 Estado investe em programas que prestam auxílio às mulheres vítimas de violências

Estado investe em programas que prestam auxílio às mulheres vítimas de violências

Estudos da ONU (Organização das Nações Unidas) revelam que apesar da implantação de programas e políticas públicas de defesa da mulher e igualdade de gêneros, os números da violência contra o sexo feminino tendem a aumentar em todo o mundo nos próximos anos. O Governo de São Paulo, por sua vez, tem investido cada vez mais em programas que prestam auxílio às mulheres vítimas de violências.

Uma destas iniciativas é o Programa Bem-Me-Quer. Ele foi desenvolvido pela Secretaria da Segurança Pública em parceria com a Secretaria da Saúde, e promove um atendimento diferenciado a vítimas de estupro, atentado violento ao pudor e outros crimes sexuais.

Em 12 anos de existência, o programa já atendeu 52 mil vítimas. Em outubro do ano passado, a iniciativa foi ampliada pelo Governo do Estado com o lançamento da Rede de Atenção à Mulher Vítima de Violência Doméstica e Sexual, estendendo o atendimento a outros cinco centros de referência. Até então, os casos eram direcionados exclusivamente ao hospital Pérola Byington, conhecido como Centro de Referência da Saúde da Mulher.

O Governo mantém ainda outra iniciativa para o atendimento às mulheres, a DDM (Delegacia de Defesa da Mulher). São Paulo foi o primeiro Estado no Brasil a contar com uma delegacia especializada no atendimento de mulheres vítimas de violência física, moral e sexual.

Grande parte dos municípios paulistas tem uma unidade. Além de atender vítimas de violência, as DDMs também orientam a mulher sobre seus direitos e garantias fundamentais. O site da Defensoria Pública tem o endereço de todas as Delegacias de Defesa da Mulher do Estado.

Do Portal do Governo do Estado

Artigo anteriorCasa Paulista construirá 116 unidades habitacionais em Mauá
Próximo artigoAssembleia não se omite sobre denúncias de cartel, diz líder do PSDB