A criação da SPCine vai impulsionar ainda mais a indústria cinematográfica em São Paulo. O projeto foi apresentado nesta quinta-feira, 31, e encaminhado à Câmara Municipal de São Paulo, onde será analisado pelos vereadores.
“Com esta união de esforços, tenho certeza de que nós teremos um forte aumento da indústria audiovisual em São Paulo”, disse o governador Geraldo Alckmin. “Temos hoje o maior centro consumidor, a maior rede de salas de cinema e um grande número de artistas e diversidade por ser uma cidade cosmopolita”, complementou. São Paulo é o Estado que possui o maior número de salas de cinema: são 280 na capital e 770 no interior, segundo dados de 2010.
A SPCine, parceria entre o Governo do Estado, a prefeitura da capital e o Ministério da Cultura, terá gestão compartilhada pelas esferas estadual, municipal e federal, além de participação do setor audiovisual para estratégia de atuação. O objetivo é ser porta de entrada de produções estrangeiras no mercado brasileiro e, ao mesmo tempo, auxiliar produções nacionais a conquistarem espaço no mercado estrangeiro.
O Governo do Estado de São Paulo investirá anualmente R$ 25 milhões. “Temos tudo para dar um grande salto na indústria do cinema”, finalizou o governador.
Com informações do Governo do Estado de São Paulo