O líder do PSDB no Senado, Aloysio Nunes (SP), comparou, nesta segunda-feira (18), o sentimento que predomina no país ao que ocorria há 30 anos. Segundo ele, a sociedade brasileira anseia por mudanças que confirmem o fortalecimento da federação e a liberdade de expressão. Para o líder, as mudanças são fundamentais para o desenvolvimento econômico e social do país.
“[Há 30 anos] existia um irrepremível desejo pela mudança política. Nós vivemos esse mesmo desejo nos dias atuais. Esse mesmo anseio de mudança política nós vivemos hoje, no dia de hoje, em 2013. O desejo de dar um passo adiante”, disse Aloysio, que participou do encontro Federação Já, Poços de Caldas +30 – em Poços de Caldas, sul de Minas Gerais.
Para o senador tucano, os brasileiros não aceitam medidas autoritárias, nem tutela. “Estão pensando com a própria cabeça, não aceitam mais a tutela de um partido que se crê dono da verdade, que se apoderou do governo, para fazer do governo seu instrumento de perpetuação no poder”, ressaltou.
Segundo ele, a missão do PSDB é liderar o movimento de mudança no país. “O nosso partido deve ser o desaguadouro de todo o movimento de mudança, de um Brasil melhor, o mesmo impulso que levou em 1982 [a comandar o processo pelas Diretas Já]”, destacou.
Aloysio lembrou que apenas com o fortalecimento da federação, descentralizando ações e recursos, o país se desenvolverá. “Queremos a federação como nome da democracia moderna. O cidadão mora nos municípios, não na União”, reiterou, referindo-se às conquistas das últimas décadas: liberdade de imprensa, fim da hiperinflação e mudanças profundas nas estruturas do Estado.
E completou: “A força da nação repousa sobre a força das bases municipais.”