O presidente do Diretório Estadual do PSDB-SP, deputado Duarte Nogueira, afirmou hoje que considera uma vitória de todo paulistano a decisão do presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Joaquim Barbosa, de manter a liminar que impede o reajuste de até 35% do IPTU em São Paulo, conforme pretendia o prefeito Fernando Haddad (PT).
A decisão foi tomada por Barbosa nesta sexta-feira e manteve a liminar já concedida pelo Tribunal de Justiça de São Paulo em Ação Direta de Inconstitucionalidade interposta pelo Diretório Estadual o PSDB-SP.
Para Nogueira, ao recorrer a um reajuste tão elevado para cobrir o caixa da Prefeitura de São Paulo, o prefeito Fernando Haddad abriu mão do seu papel de administrador. “O gestor tem muitas ferramentas para reforçar o orçamento e o aumento de impostos é apenas uma delas. Mas não é possível utilizar exclusivamente e de forma tão dura deste expediente, que sobrecarrega o bolso das famílias paulistanas, para resolver os problemas de uma cidade. O bom gestor tem no aumento de impostos o último recurso, não o primeiro como fez Haddad”, afirmou.