O deputado Pedro Tobias economizou R$ 118 mil do montante a que ele tem direito todos os meses para pagamento de despesas de seu gabinete. Esse direito é extensivo a todos os 94 parlamentares da Assembleia Legislativa. O valor será devolvido aos cofres públicos do Estado de São Paulo no início deste ano.
A economia, segundo o deputado, é resultado de seu respeito ao dinheiro público. “Uso o dinheiro a que tenho direito como parlamentar para aquilo que é extremamente necessário e que tenha um valor justo, que não seja abusivo. É preciso respeito com o dinheiro público. Temos tido sucesso nesse esforço e todos os anos devolvemos uma boa parte do que temos direito de usar”, explica.
Em 2013, o gabinete do deputado Pedro Tobias gastou todos os meses, em média, a metade do valor a que teria direito. Para que cumpram plenamente seu papel de fiscalizador dos atos do Executivo e defendam os interesses da população, os 94 deputados estaduais têm direito a uma verba mensal de 1.250 UFESPs para pagar despesas de seus gabinetes.
Os parlamentares têm de apresentar justificativas e comprovações de gastos, como combustíveis, locação de imóveis, pedágios, materiais de escritório e de consumo, assinatura de jornais, revistas e internet, telefones fixos e móveis, água e energia elétrica, expedição de cartas e telegramas, manutenção de veículos, entre outras despesas.