O programa VidAtiva foi criado para incentivar idosos à pratica esportiva em clubes e academias de ginásticas. Para isso, é oferecido R$ 57 mensais para o pagamento das mensalidades.
A ação é uma parceria entre a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude e o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp). Inicialmente foram disponibilizadas três mil vagas, no período de um ano, para as cidades de São Paulo, São José do Rio Preto, Bauru, Santo André, Osasco, Guarulhos, Mogi das Cruzes e Santos.
O idoso que se interessar deve ter 60 anos ou mais, renda familiar mensal que não seja superior a três salários mínimos, não ser proprietário de bens móveis, imóveis ou direitos cujos valores ultrapassem R$ 96.850 e não possuir aplicações ou investimentos superiores a 12 salários mínimos.
Para se cadastrar, o idoso deve procurar a Secretaria de Esporte e preencher uma ficha. Os casos de recomendação médica para a prática de atividade física, bem como situações de vulnerabilidade social, terão atendimento prioritário na triagem.