Melhorar as condições de acessibilidade nas calçadas de Santo André. Esse é o objetivo de uma vistoria conjunta que a deputada federal Mara Gabrilli (PSDB-SP) e o vereador andreense Edson Sardano realizarão conjuntamente nesta sexta-feira (7/8), a partir das 16h, na rua Marechal Hermes, 485 – Bairro Jardim.
A luta por uma calçada acessível é uma bandeira antiga de Mara Gabrilli, que ficou tetraplégica após um acidente há 19 anos e, por conta disso, utiliza uma cadeira de rodas para se locomover. “A calçada é o que existe de mais universal em qualquer cidade. Uma calçada acessível para um cadeirante traz mais segurança para todo mundo: um cego, um idoso, uma mãe com carrinho de bebê, uma mulher de salto alto ou um homem distraído”.
A vistoria foi idealizada após um encontro dos dois parlamentares em novembro do ano passado. Sardano abraçou a causa e se mostra empenhando em fiscalizar as calçadas de Santo André. Para ele, toda jornada começa com um primeiro passo e que há muita coisa a se fazer. “Há um caminho muito longo a ser perseguido até que a sociedade em geral e o Poder Público em particular possam outorgar às pessoas com deficiência, um título de cidadania plena, uma vez que hoje são cidadãos e cidadãos limitados, não pelas suas deficiências, mas pela falta dos gestores que não encaram a acessibilidade como gestão prioritária”.
Em São Paulo, Mara mantém o projeto Guardiões das Calçadas, que realiza vistorias, registra os problemas no site e cobra os órgãos responsáveis pela fiscalização e manutenção do passeio. Quando era Secretária da Pessoa com Deficiência em São Paulo, ela foi uma das responsáveis pela reforma da Avenida Paulista, hoje considerada a via mais acessível da América Latina.