O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso afirmou nesta quarta-feira (12) que não existe coalizão entre o governo federal e o Congresso Nacional, mas sim cooptação, segundo a Broadcast. “Agora temos cooptação, e não coalizão, pois não se está brigando por um projeto para o País. É cooptação porque há um esvaziamento da agenda pública”, ressaltou ele.
Fernando Henrique participou do seminário “20 anos do Plano Real: um debate sobre o futuro do Brasil”. O ex-presidente tucano afirmou que, quando foi eleito presidente, costurou acordos políticos, entre eles com o PFL (atual DEM), baseados em um projeto de desenvolvimento para o país, o que não sua avaliação não ocorre hoje.
O ex-presidente afirmou também que a atual crise política mostra que o Parlamento tenta recuperar a voz política que perdeu. Ironizando os discursos recentes do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da presidente Dilma Rousseff, Fernando Henrique disse que tem a sensação que, por vezes, o Brasil vive “um mundo de ilusão”.
Segundo Fernando Henrique, a oposição, “que infelizmente é minoria”, tenta executar o anseio de mudança da sociedade. “Os discursos do Aécio já estão sendo feitos para este sentido”, disse ele.