Início Destaque Lateral Home São Paulo é o Estado que mais investe em segurança no Brasil

São Paulo é o Estado que mais investe em segurança no Brasil

A Polícia do Estado de São Paulo é a que mais investe no Brasil. Neste ano de 2014, o investimento em segurança do Governo é de R$ 17 bilhões. Com mais de 120 mil homens e mulheres, o efetivo das polícias de São Paulo é comparável à Marinha e Aeronáutica juntas. Em três anos, foram contratados 12 mil novos policiais, e oito mil estão em concurso. As novas contratações darão ao Estado 129 mil policiais.

Com a Atividade Delegada, o policiamento será reforçado nas ruas. A proposta é que policiais militares auxiliem em ações nas cidades durante suas horas de folga em uma parceria da Secretaria de Segurança Pública com as prefeituras. O PM ganha uma alternativa para aumentar a renda, enquanto a população passa a contar com mais vigilância. A parceria existe em 41 cidades paulistas.

Um plano de bonificação às polícias foi criado como estímulo à redução de roubos e furto de veículos, roubos em geral e crimes contra a vida. Os policiais receberão bonificação na medida em que as metas forem atingidas. O modelo foi desenvolvido em conjunto pela Secretaria de Segurança, o comando das polícias e o Instituto Sou da Paz. O bônus pode chegar a R$ 8 mil por ano por policial.

A inovação no combate à criminalidade surge ainda em outra frente de roubos e ajuda diretamente na diminuição do latrocínio, a Lei do Desmanche. Metade das ocorrências de latrocínio acontece durante roubos de veículos. Assim, a nova lei – que agirá sobre os receptadores – ajudará também a salvar vidas. A Lei do Desmanche determina que para comercializar autopeças é necessário manter um cadastro no Detran.SP. A Secretaria da Segurança Pública oferece em seu site a lista dos estabelecimentos regulares e um link para o serviço de webdenúncia.

Um sistema rastreia as etapas do processo de desmontagem, aumentando a garantia de segurança para o consumidor final. Os proprietários e sócios de empresas que desrespeitarem a lei ficam impedidos de trabalhar neste ramo de atividade e de apresentarem pedido de inscrição de nova empresa.

Nas ruas, mais viaturas foram entregues, e as polícias de SP já contam com 20 mil veículos. A segurança do Estado ainda é equipada com 35 aeronaves e 436 câmeras de observação. Ferramentas tecnológicas também auxiliam no combate à violência. O “Detecta” é um moderno sistema que constrói um “mapa do crime” e mostra online os 10 locais mais críticos por área de atuação da PM. Pelos tablets das viaturas, os policiais conseguem traçar a movimentação criminal das áreas. São 16 mil tablets ajudando a reconhecer os locais mais críticos.

Do Portal do Governo do Estado

Artigo anteriorNota do Diretório Municipal do PSDB de São Paulo
Próximo artigoCarlos Sampaio participa de ciclo de palestras do PSDB em São Caetano