Coordenador de Fauna da Frente Parlamentar Ambientalista do Congresso Nacional, o deputado Ricardo Tripoli (SP) pediu nesta quinta-feira (3) esclarecimentos ao Ministério da Saúde sobre a validade e qualidade da vacina antirrábica de uso veterinário utilizada no Brasil.
Em ofício encaminhado ao titular da pasta, ministro Arthur Chioro, o deputado cita nota veiculada pelo jornal “Folha de S. Paulo” na edição de 30/03/2014. Sob o título “Mistério”, a coluna do jornalista Elio Gaspari fez referência às doenças transmitidas por animais e citou a vacina antirrábica aplicada em cachorros. Segundo o colunista, as vacinas antirrábicas utilizadas nos Estados Unidos valem por três anos, enquanto no Brasil, a validade é de apenas um ano.
Diante da informação publicada, o deputado questionou o ministério sobre os detalhes da vacina antirrábica de uso veterinário pelo Programa Nacional de Profilaxia da Raiva, do Ministério da Saúde. “É comprovado cientificamente que a vacina antirrábica é a única forma de prevenção segura contra a raiva. É necessário esclarecer essa situação”, sustenta o deputado. No documento, o parlamentar paulista argumenta que muito embora a raiva seja uma doença incomum, ela ainda causa grande preocupação nos proprietários de cães e gatos.