Começaram nesta quinta-feira, 10, as obras do Sistema Produtor de Água São Lourenço, que vai ampliar a capacidade de abastecimento da Região Metropolitana de São Paulo em 4,7 mil litros por segundo. Serão beneficiadas diretamente 1,5 milhão de pessoas que moram em Barueri, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Santana de Parnaíba e Vargem Grande Paulista, onde a obra foi iniciada.
“Temos seis sistemas de abastecimento de água, e hoje nasce um novo sistema que vai buscar água lá no rio São Lourenço. Será de 6,2 m³ por segundo a capacidade deste sistema, atendendo 1,5 milhão de pessoas da região oeste. Ajuda toda a metrópole e alivia o sistema Cantareira”, destacou o governador Geraldo Alckmin.
A Sabesp tem capacidade instalada para produzir 73 mil litros de água tratada por segundo. O novo sistema vai ampliar esta capacidade para 77,7 mil litros por segundo. “Esta é mais uma ação fundamental para garantir a segurança no abastecimento da Região Metropolitana de São Paulo”, afirmou a diretora-presidente da Sabesp, Dilma Pena.
A obra será realizada por meio de Parceria Público-Privada. O investimento de R$ 2,21 bilhões será feito integralmente pela empresa Sistema Produtor São Lourenço S/A, parceria entre as construtoras Camargo Corrêa e Andrade Gutierrez.
Do Portal do Governo do Estado